quarta-feira, 9 de abril de 2014

Série: O Espírito Santo - O ESPÍRITO SANTO E O NOVO CORAÇÃO



Gen.: 2: 7 – “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.”

Um boneco feito de terra, com a perfeição do maior Artista do Universo, Deus Pai, O Criador de tudo o que existe. Enquanto Deus falou e tudo o que existe, veio a existir; Deus no entanto quando nos criou, com suas próprias mãos nos fez tornando o ser humano A Obra Prima da Criação - A Imagem e semelhança do próprio Deus. E isso se completou, quando naquele ser inanimado, Deus soprou o seu Espírito, e o homem como todos os animais, passou a viver, mas, diferente de toda a criação de Deus, recebeu O Espírito de Deus, e passou a ter uma vida espiritual, além de uma vida natural. Corpo + Alma + Espírito = Homem a semelhança do Próprio Deus nesta Terra.

Infelizmente quando o homem pecou contra Deus, desobedecendo a ordem que Deus lhe havia dado, de nunca comer da Árvore do Conhecimento do Mal (pois O BEM, o homem já conhecia); Deus o advertiu com esta frase: “morrendo morrereis”.

No dia que o homem comeu da Árvore proibida, não caiu duro e morreu. O homem continuou vivo fisicamente, mas, seu espírito separou-se de Deus e uma divisão se deu entre a alma e o espírito do próprio homem,  quando este foi expulso do Paraíso. Antes o homem podia ver a Deus e certamente todo mundo espiritual, assim como hoje vemos as coisas naturais, mas, esta foi apenas uma das consequências do pecado do ser humano.

Como funciona tudo isso?

Hoje com todo desenvolvimento tecnológico, conseguimos entender um pouco mais facilmente algumas coisas de nós mesmos, usando talvez uma pobre comparação entre o ser humano e um computador que possui um corpo físico e também um processador de informações juntamente com um armazém de informações chamado de Disco Rígido... Podemos comparar esta estrutura que até as crianças hoje entendem com nosso Corpo e nossa Alma.

O corpo recebe as informações, interage com o ambiente, e todas as informações que são coletadas passam por uma memória virtual (que cada vez que o computador se desliga é perdida), e também uma memória que armazena todas as informações importantes, que foram ali guardadas.

Nossa alma recebe as informações, do mundo natural, através dos nossos 5 sentidos, muitas coisas, como: o que comemos, situações do nosso dia a dia, no trabalho, no trânsito, etc... Simplesmente são apagadas e esquecidas quando dormimos, mas, há coisas, que vivemos no âmbito familiar, em nossos estudos, nos nossos relacionamentos, em coisas que eventualmente aconteceram em nossas vidas, que ficarão guardadas pra sempre! Aonde? Na nossa Alma, lugar onde fica a nossa memória.

Também a nossa alma chamada de Néfesh (hebraico) e Psiché (Grego) – de onde vem a Palavra Psicologia (Estudo da Alma), é o lugar onde está localizada a nossa Vontade (motivações); Emoções (desejos); Mente (pensamentos, imaginações, consciência), e a alma da gente, muitas vezes é chamada na Bíblia de CORAÇÃO, pois trata-se desta parte tão importante de nós, que nos foi presenteada, com a Vida que recebemos de Deus, porém... É muito importante lembrar que os cachorros, macacos, elefantes, ratos todos estes animais tabém possuem alma. E se você trata bem um animal, ou o trata mal, ele vai responder, conforme o impulso que receber, e terá sim lembranças, boas ou ruins, deste tratamento que recebeu... Nada até aqui diferente de nós...

Porém, o espírito do homem, esta parte que recebemos de Deus, com o Fôlego de Vida, e que nos diferencia de todo o resto da Criação, também é chamado na Bíblia de Coração e entendermos a diferença e entendermos como fomos feitos, e como Deus nos trata e nos vê, faz toda a diferença, hoje, para aqueles que querem viver a profundidade do relacionamento e do fluir da Vida de Deus em nós.

O nosso Corpo que foi feito do pó da Terra, e voltará a ser pó um dia, mas, o espírito que Deus deu a todos os seres humanos, veio Dele e voltará para Ele, para o Mundo espiritual, onde Deus habita.
Uns voltarão para a Vida Eterna, que sempre foi o Propósito de Deus desde a Criação, outros, infelizmente para a Morte e Condenação Eterna, por conta do pecado, não obstante a Obra da Cruz que Jesus Cristo padeceu para todos aqueles que quisessem se reconciliar com Deus.

Neste momento em que os corpos naturais se desfizerem, e os espíritos dos homens forem prestar contas a Deus, a alma de cada um, será ou terá, o registro de tudo o que vivemos desde o nosso nascimento, e então o espírito vivificado através de Jesus Cristo, ou o espírito morto (separado de Deus), estará para sempre ligado à Alma, que foi dada por Deus. Por isso a Palavra Coração, é usada para falar de partes distintas do nosso ser, mas, que estão totalmente ligadas.

A grande questão aí, é que a Salvação se dá no nosso espírito, vivificado, pelo Espírito de Deus, quando nascemos de novo através de Jesus Cristo, e de sua obra na Cruz do Calvário. A Nossa alma, não nasce de novo. A nossa alma, onde está localizada a nossa Vontade, nossas lembranças, etc. precisa converter-se (precisa ser subjugada, precisa se submeter à Vontade de Deus revelada  em nosso espírito), e este processo pode durar toda a vida.

É interessante notar, que a Bíblia fala do Coração referindo-se à Alma, e também fala do Coração referindo-se ao nosso espírito. A grande diferença é o que acabamos de explicar: O nosso espírito, é vivificado, nasce, se acende com a Presença de Deus, através de Jesus Cristo. A nossa alma, no entanto vai sendo transformada, liberta, curada, quando vamos dando lugar a Deus veja isso:


Quando a Bíblia fala do Coração tratando do nosso espírito:

Deut. 6:5 – “Amarás, pois, O SENHOR, teu Deus, de todo o teu Coração, de toda a tua alma e de toda a tua força”.

Verificamos, que há uma explicita separação do coração que é citado para alma, pois o CORAÇÃO, aqui tratado é para aqueles que temem o Senhor e andam segundo seus estatutos e juízos. Podemos parafrasear este texto assim: “Amarás, pois, O SENHOR, teu Deus, de todo o teu espírito, de toda a tua alma e com todo o teu corpo (carne, força física)”.

Pv. 4:23 – “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” – O espírito do homem vivificado, torna-se uma fonte de vida pela Presença do Espírito Santo.

Jó 32:8 – Na verdade, há um espírito no homem, e o sopro do Todo Poderoso o faz sábio.”

Pv.: 20:27 – O espírito do homem é a Lâmpada do SENHOR, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do corpo.”

(Nos textos de Jó e Provérbios 20; podemos trocar a palavra espírito por coração, que teremos ainda o mesmo sentido das Escrituras, segundo os textos de Deut. E Pv. 4)

Quando a Bíblia fala do Coração tratando da nossa Alma:

Jr.: 17:9 – “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso, quem o conhecerá? (Ele pe mortalmente doente, ninguém pode compreendê-lo e entender a sua própria mente.) Eu, O Senhor, esquadrinho o coração e provo os pensamentos e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações.” Versão Amplificada – v.a..

Mc.: 7: 21 a 23 – “Porque de dentro, do coração dos homens, é que procedem os maus desígnios, a prostituição, os furtos, os homicídios, os adultérios, a avareza, as malícias, o dolo, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Ora, todos estes males vêm de dentro e contaminam o homem”.

Lc.: 6: 45 – “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.”

Rom.: 10: 8 a 10 – “Porém que se diz?  A Palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a Palavra da Fé que pregamos. Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da Salvação.”

Rom.: 12:1 e 2 – “Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”
  
Heb.: 3: 12 a 15 – “Tende cuidado, irmãos, jamais aconteça haver em qualquer de vós perverso coração de incredulidade que vos afaste do Deus vivo; pelo contrário, exortai-vos mutuamente cada dia, durante o tempo que se chama HOJE, a fim de que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado. Porque nos temos tornado participantes de Cristo, se, de fato, guardarmos firme, até o fim, a confiança que desde o princípio, tivemos.
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a Sua Voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provovação.”

Jer.: 29:13 – “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração”

Todas estas expressões falam do centro da Nossa Vontade, onde tomamos decisões, baseadas nas informações que recebemos do mundo natural, através dos nossos sentidos, ou através do sobrenatural, vindas de Deus, ou do mundo espiritual que nos cerca, através do nosso espírito.

Quando através da pregação, de algum testemunho a pessoa se entrega nas Mãos de Deus, por conta de uma decisão em sua alma, o seu espírito pode ser vivificado, e a Lâmpada de Deus, que é o espírito do homem, pode ser acesa!

PROMESSA

Jer.: 29:14 – “Serei achado de vós, diz O Senhor,...”
Joel.: 2:12 – “Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a Mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque Ele é Misercordioso, e  compassivo, e tardio em irar-se e Grande em benignidade, e se arrepende do mal.”
Eze. 36:26 - “Também vos darei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.”

A promessa de Deus para todos nós é que se realmente (conscientemente), entregarmos nossas vidas nas Mãos de Deus, O Poderoso Espírito Santo virá habitar dentro de nós, em nosso espírito, e a partir daí, se iniciará um processo, no qual como filhos de Deus temos direito e dever de buscar, que é a transformação da nossa Alma, para que possamos experimentar esta Vida que Deus, sonhou pra nós e que é Boa, Perfeita e Agradável, segundo a Sua Vontade.

Precisamos nos expor diante de Deus, para sermos curados de lembranças dolorosas e prisões do nosso passado, bem como temos o direito de ser livres de toda influência demoníaca em nossas vidas.

O Espírito Santo é muito mais, Infinitamente mais, do que algumas manifestações em nossas reuniões, como sinais de sua Presença, Ele é Deus dentro de nós... Por isso Jesus disse: “Se Eu não for Ele não virá”. Em outras palavras é necessário que Eu me afaste de vocês, desta forma natural, para que Deus através do Seu Espirito, venha habitar DENTRO DE VOCÊS!

Se você ainda não entregou sua vida nas mãos de Deus faça isso agora! Se você se relaciona com as coisas de Deus, por causa de alguém (pais, amigos, etc.), arrependa-se disso e clame que Deus venha morar em teu coração pela tua fé em Jesus Cristo e em sua obra Redentora.

E se tem certeza que Ele mora aí, permita que Ele te guie à Toda Verdade, e te transforme segundo a Vontade de Deus, da maneira que Ele sempre fez: De dentro para fora!


Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário