quarta-feira, 3 de abril de 2013

Série: Do Egito para Jerusalém - A PALAVRA DE DEUS X O BEZERRO DE OURO





Mas o povo, vendo que Moisés tardava em descer do monte, acercou-se de Arão, e lhe disse: Levanta-te, faze-nos um deus que vá adiante de nós; porque, quanto a esse Moisés, o homem que nos tirou da terra do Egito, não sabemos o que lhe aconteceu. E Arão lhes disse: Tirai os pendentes de ouro que estão nas orelhas de vossas mulheres, de vossos filhos e de vossas filhas, e trazei-mos. Então todo o povo, tirando os pendentes de ouro que estavam nas suas orelhas, os trouxe a Arão; ele os recebeu de suas mãos, e com um buril deu forma ao ouro, e dele fez um bezerro de fundição. Então eles exclamaram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. E Arão, vendo isto, edificou um altar diante do bezerro e, fazendo uma proclamação, disse: Amanhã haverá festa ao Senhor. No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois levantou-se para folgar. Então disse o Senhor a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito. (Exo 32:1-8)

Depois o Senhor disse a Moisés: Vai a Faraó e dize-lhe: Assim diz o Senhor, o Deus dos hebreus: Deixa ir o meu povo, para que me sirva. Porque, se recusares deixá-los ir, e ainda os retiveres, eis que a mão do Senhor será sobre teu gado, que está no campo: sobre os cavalos, sobre os jumentos, sobre os camelos, sobre os bois e sobre as ovelhas; haverá uma pestilência muito grave. Mas o Senhor fará distinção entre o gado de Israel e o gado do Egito; e não morrerá nada de tudo o que pertence aos filhos de Israel. E o Senhor assinalou certo tempo, dizendo: Amanhã fará o Senhor isto na terra. Fez, pois, o Senhor isso no dia seguinte; e todo gado dos egípcios morreu; porém do gado dos filhos de Israel não morreu nenhum. E Faraó mandou ver, e eis que do gado dos israelitas não morrera sequer um. Mas o coração de Faraó se obstinou, e não deixou ir o povo. Então disse o Senhor a Moisés e a Arão: Tomai mancheias de cinza do forno, e Moisés a espalhe para o céu diante dos olhos de Faraó; e ela se tornará em pó fino sobre toda a terra do Egito, e haverá tumores que arrebentarão em úlceras nos homens e no gado, por toda a terra do Egito. E eles tomaram cinza do forno, e apresentaram-se diante de Faraó; e Moisés a espalhou para o céu, e ela se tomou em tumores que arrebentavam em úlceras nos homens e no gado. Os magos não podiam manter-se diante de Moisés, por causa dos tumores; porque havia tumores nos magos, e em todos os egípcios. (Exo 9:1-11)


No Egito uma das divindades adoradas era o Touro, já que o povo do Egito dizia-se Gado de uma determinada divindade (não citarei o nome de falsos deuses aqui). Havia um cemitério dentro de Heliópolis, a cidade consagrada ao Sol, que eles também adoravam, e os touros sacrificados à esta entidade eram ali sepultados de uma forma honrosa.
Quando o coração do Faraó, foi endurecido por Deus, (como que O Senhor quisesse extrair, ou julgar toda a maldade dos egípcios), chegou a vez de Deus confrontar o falso deus que eles serviam, e os sacerdotes e o povo que se prostituiam diante deles.
Veio a praga e a pestilência sobre todo o Gado do Egito, e vieram tumores sobre os Sacerdotes, algo terrível como a Sarna, e destrutivo como um câncer, e também sobre todo o povo do Egito.
Sobre o povo do Nosso Bendito Deus, no entanto não houve nada. O gado dos hebreus e eles foram livres de serem tocados.

O que aconteceu no deserto? Depois de Moisés ter subido ao Monte Sinai, para receber a Palavra do Nosso Deus, tendo ficado lá por muitos dias, o povo começou a apavorar-se por sua demora e se juntaram pra dizer a Arão, irmão de Moisés, que queriam um Deus que pudessem adorar.

Uma boa reflexão nos cabe aqui, porque, a miséria humana pode chegar ao extremo, quando tendo a oportunidade de servir e conhecer O Único Deus Vivo e Verdadeiro, alguém se acha no direito de escolher uma divindade a quem possa prestar culto...
Podemos escolher que carro vamos ter, que bairro vamos morar, se vamos casar ou não, se queremos servir a Deus ou não, mas, querer escolher um deus para o adorar?

É como buscar uma religião. Um pode querer ser budista, mulçumano, espírita, praticar o judaísmo, ser católico ou protestante, ou outra qualquer coisa destas.... Mas, nenhuma destas religiões nos levará a Deus, se tornarão o maior laço de nossa existência, porque O Deus Vivo e Poderoso, não cabe dentro de uma religião, ou de preceitos religiosos, O Nosso Deus manifestou-se através da Sua Palavra, Palavra que se fez carne em Jesus Cristo, nosso Senhor. Enquanto Deus entregava A Palavra para Moisés, o povo queria um deus, que eles fizessem para adorar, e uma religião, que eles consideravam boa, porque lá no Egito era praticada, e sabe como é né... É uma tradição antiga, ficamos lá no Egito, por séculos, e a minha avó, e bisavó, e etc e etc, tinham lá uma quedinha por esta religião também e por este santinho (bezerrinho) também.... ABOMINAÇÃO!

DEUS CRIOU O UNIVERSO, tudo o que existe, somos obras das Suas Mãos! O Fôlego de Vida nos foi dado por Ele, podemos serví-lo ou não, mas, NÃO HÁ outros deuses além do ETERNO!

No deserto, o povo entrega muito ouro, o ouro dos pingentes e colares das mulheres do povo de Deus. Quando o povo saiu do Egito, Deus fez com que os egípcios, dessem suas riquezas ao povo de Deus, e agora o povo de Deus, usa estas riquezas, não para servir a Deus, mas, para desprezá-lo, edificando para si, uma estrutura que os afastará de Deus.
As riquezas e os recursos com os quais O Eterno fizer vir às Nossas Mãos é para edificarmos a nossa vida de forma que Ele venha habitar em nosso meio, Ele é O Emanuel, O Deus conosco!

Arão, não era o líder que Deus tinha estabelecido sobre o povo. Quando Moisés sobe ao Monte Sinai, deixa seu irmão cuidando das pessoas, e infelizmente Arão era do tipo de líder que queria dar o que as pessoas queriam ter e ouvir, e não o que precisavam, e por isso, ele recebeu o ouro e fez para eles, uma imagem do falso deus touro, que o povo egípcio adorava no Egito, e disse aos hebreus: “Tomem o deus de vocês, o deus que os tirou do Egito!” MEU PAI, O SENHOR NÃO MERECE ISSO!
O povo começou a adorar, a entregar oferendas diante daquele ídolo detestável, e não demorou para que um Carnaval, fosse instaurado, diante daquela imagem. Eles dançaram, eles, foram ficando alegres, eles beberam, eles começaram a se prostituir, eles se entregaram à imoralidade sexual, e Deus vendo tudo isso diz a Moisés:

“Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste subir da terra do Egito, se corrompeu; depressa se desviou do caminho que eu lhe ordenei; eles fizeram para si um bezerro de fundição, e adoraram-no, e lhe ofereceram sacrifícios, e disseram: Eis aqui, ó Israel, o teu deus, que te tirou da terra do Egito.” (Exo 32:7-8)

O que houve, o que ocorreu? O Egito ainda estava dentro do povo. A cultura do mundo. Semelhante a alguém que tendo conhecimento de Deus, usa práticas de “mandinga e sortilégios”, um exemplo clássico, comum no Brasil: “São longuinho, São longuinho, se vc me achar tal coisa, te dou três pulinhos” – Isso pode ser visto como uma brincadeira por alguém, mas, é a invocação de um demônio, com promessa de um culto, se determinada coisa for feita... Ah, mais isso é uma tradição, é só uma brincadeira... O Bezerro de ouro também era, mas, não uma tradição da parte do nosso Deus, e do seu povo.

Deus feriu todos os deuses do Egito, mostrando O Seu Glorioso Poder, para que seu povo para sempre fosse livre, mas, o povo muitas vezes quer ser preso. Quer uma religião que lhe diga o que fazer. Quer escolher alguma religião em que ele possa fazer o que bem quiser, tendo a sensação de aprovação diante de Deus.
A necessidade de adoração que há em todo ser humano, por termos sido criados para a Adoração ao Deus Único e Verdadeiro, não será saciada, se escolhermos algum deus para coloca-lo no lugar do Nosso ABA (Nosso Papai), o que ocorrerá e que vamos acabar por cauterizar a nossa consciência, e o que é ABOMINÁVEL, se tornará comum, tradição, e a morte eterna será o nosso fim.

Deus feriu os egípcios e seus deuses. Deus ferirá aqueles que do seu povo se prostituirem com falsos deuses. Um dos mandamentos era que O Nosso Deus de Amor, escreveu nas Tábuas de Pedra que Ele mesmo esculpira, entregando a Moisés foi: “Não fará pra ti imagens de escultura, não as adorarás e nem lhes prestarás culto.”, enquanto o Nosso Deus nos dava sua Palavra para sermos livres, o povo com o coração no Egito, deu as costas para Deus.

Naquele dia, Moisés quebrou as tábuas da Lei, destruiu o bezerro de ouro, o queimou, e as cinzas daquela altar maldito, foram colocadas nas águas que o povo bebia, para que sentissem a amargura da ofensa a Deus. Moisés chamou aqueles que não tinham se prostituído com aquele ídolo horrível, e os responsáveis por guardar a tradição do povo de Deus, as histórias dos Patriarcas, que vinha desde a Criação do Mundo. Os responsáveis por conhecer a Palavra e conta-la para as futuras gerações, os LEVITAS, foram para o lado de Moisés, e sacando de suas espadas, 3000 (três mil homens, além certamente de mulheres) foram mortos aquele dia.

Assim como no Egito, não só os deuses dos egípcios foram julgados, mas, os que adulteraram com eles.

Qual a última lição que temos disto? Só três mil homens morreram, embora a nação toda tenha se prostituído, com exceção dos Levitas. Isso quer dizer que muitos dos que pecaram ainda permaneceram no meio do povo. Uma oportunidade? Um laço para o futuro? Quem sabe? Algo é certo e queremos declarar: “Se a Misericórdia, e a Oportunidade de Deus estão sobre a tua vida hoje, aproveite-as. Arrependa-te dos teus caminhos, e venha ou volte para Deus. Ele é grande em misericórdias, e nos ama”. O Juízo virá sobre todo este mundo, mas, para nós hoje é Tempo de Oportunidades, Tempo de Salvação, Tempo de arrancarmos tudo o que há do Egito em nossos corações, para servirmos com alegria ao Deus Vivo e Verdadeiro.


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário