quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Série: Ao que vencer – Vestes brancas e o nome no livro da Vida


“Ao anjo da igreja Betlehem escreve: Isto diz aquele que tem os sete espíritos de Deus, e as estrelas: Conheço as tuas obras; tens nome de que vives, e estás morto. Sê vigilante, e confirma o restante, que estava para morrer; porque não tenho achado as tuas obras perfeitas diante do meu Deus. Lembra-te, portanto, do que tens recebido e ouvido, e guarda-o, e arrepende-te. Pois se não vigiares, virei como um ladrão, e não saberás a que hora sobre ti virei. Mas também tens em Betlehem algumas pessoas que não contaminaram as suas vestes e comigo andarão vestidas de branco, porquanto são dignas. O vencedor será vestido de vestes brancas, e de maneira nenhuma riscarei o seu nome do livro da Vida; e confessarei o seu nome diante de meu Pai e diante dos seus anjos. Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas.” (Ap. 3:1a 6).

O Senhor espera encontrar a noiva “aprovada, vestida de branco e irrepreensível”. Por isso na carta que escreve ao anjo desta igreja, Ele reprova as obras e exorta todos ao arrependimento. Nesta mesma carta Ele nos adverte sobre guardarmos o que temos recebido e ouvido e nos arrependermos. Ao pensar desta maneira, entendo que já recebemos algo da parte do Senhor, e temos que zelar e cuidar do que nos foi confiado. Entendo através da Palavra de Deus que quando nos voltamos para o Pai com arrependimento, Ele nos confia vestes novas e muito mais do que podemos pedir ou pensar. Em Lucas no capítulo 15 Jesus nos diz:“Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. Assim, digo-vos, há alegria na presença dos anjos de Deus por um só pecador que se arrepende.”
E Jesus segue falando da parábola do filho pródigo e vamos ver o que aconteceu quando “este” se arrependeu:
“Caindo, porém, em si, disse: Quantos empregados de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome! Levantar-me-ei, irei ter com meu pai e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados. Levantou-se, pois, e foi para seu pai. Estando ele ainda longe, seu pai o viu, encheu-se de compaixão e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço e o beijou. Disse-lhe o filho: Pai, pequei conta o céu e diante de ti; já não sou digno de ser chamado teu filho. Mas o pai disse aos seus servos: Trazei depressa a melhor roupa, e vesti-lha, e ponde-lhe um anel no dedo e alparcas nos pés”.
Quanto poder há no arrependimento sincero, é apenas isso que o Pai aguarda para nos dar vestes novas...
Quando entregamos as nossas vidas ao Senhor , Ele troca as nossas vestes, mas no decorrer de nossa jornada, nos sujamos e contaminamos nossas roupas e tudo o que o Senhor nos confia... Nos acostumamos com tudo o que é contrário a Palavra do Senhor, e cada dia mais vamos permitindo manchinhas novas, grandes e pequenas em nossas vestes, mas,  pensamos que estamos vestidos com vestes de Salvação, que nada vai tirar estas vestes de nós,na verdade isso é um engano, é mais uma distorção do pai da mentira...
Em todo o tempo o Senhor tem nos confiado vestes e tem nos dado instruções de como consegui-las, mas não basta apenas conseguir, temos que mantê-las limpas e a Palavra também nos instruí como podemos lavar nossas vestes e as deixarmos mais brancas que a neve:

 “E esta é a mensagem que dele ouvimos, e vos anunciamos: que Deus é luz, e nele não há trevas nenhuma.
Se dissermos que temos comunhão com ele, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade;

mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus seu Filho nos purifica de todo pecado. Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

 Se dissermos que não temos cometido pecado, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós “(I João 1:5 ao 10)”.



Não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem os devassos, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbedos, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o reino de Deus. E tais fostes alguns de vós; mas fostes lavados, mas fostes santificados, mas fostes justificados em nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito do nosso Deus.”  ( I Cor. 6:9 a 11).



A Palavra também nos adverte que se o negarmos na terra, Ele também nos negará nos Céus. Isso retrata muito bem a passagem em que Jesus diz:Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade. Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente, que edificou a casa sobre a rocha. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia. E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram os ventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa, e ela caiu; e grande foi a sua queda”.

Como deveria ser o comportamento de tais pessoas? Elas com certeza não tinham comunhão com o Pai, e o que faz separação entre nós e o Senhor são os pecados e iniqüidades. Tenha o hábito sempre de se arrepender, e ir até a nossa fonte de Justiça, até a Cruz do Calvário, onde Jesus “o Cordeiro de Deus” que tira o pecado do mundo está disposto a nos lavar e nos purificar através de seu precioso Sangue. Não deixe pra depois, arrependa-se, assim que o Espírito Santo te mostrar no que você errou, em que você pecou ou tem pecado, não podemos dizer que não pecamos, mais isso não quer dizer que vivemos no pecado, porque é inaceitável vivermos no pecado, isso é negar à Jesus, é não crer que Ele tem poder pra nos Salvar e Libertar!

Finalizo com esta passagem que muito me toca em relação ao nosso cuidado com as vestes:

“Então Jesus tornou a falar-lhes por parábolas, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um rei que celebrou as bodas de seu filho. Enviou os seus servos a chamar os convidados para as bodas, e estes não quiseram vir. Depois enviou outros servos, ordenando: Dizei aos convidados: Eis que tenho o meu jantar preparado; os meus bois e cevados já estão mortos, e tudo está pronto; vinde às bodas. Eles, porém, não fazendo caso, foram, um para o seu campo, outro para o seu negócio; e os outros, apoderando-se dos servos, os ultrajaram e mataram. Mas o rei encolerizou-se; e enviando os seus exércitos, destruiu aqueles homicidas, e incendiou a sua cidade. Então disse aos seus servos: As bodas, na verdade, estão preparadas, mas os convidados não eram dignos. Ide, pois, pelas encruzilhadas dos caminhos, e a quantos encontrardes, convidai-os para as bodas.  E saíram aqueles servos pelos caminhos, e ajuntaram todos quantos encontraram, tanto maus como bons; e encheu-se de convivas a sala nupcial. Mas, quando o rei entrou para ver os convivas, viu ali um homem que não trajava veste nupcial; e perguntou-lhe: Amigo, como entraste aqui, sem teres veste nupcial? Ele, porém, emudeceu. Ordenou então o rei aos servos: Amarrai-o de pés e mãos, e lançai-o nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.” (MT. 22:1 a 14)
 

Jesus se entregou por amor de todos, e nós que fomos alcançados por tão grande amor temos que fazer valer cada sofrimento e cada sacrifício que foi entregue em nosso favor!
 

“Que o Cordeiro receba a recompensa pelo seu sofrimento;
Que o Cordeiro receba a recompensa através de mim”...




Guill dos Santos, Profetiza
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário