segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Série: Ao que vencer – O Maná escondido


“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas. Ao que vencer darei do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe. (Ap. 2:17)”

A carta de amor de Jesus à Igreja de Pérgamo nos garante uma promessa maravilhosa “Ao que vencer darei do maná escondido.”

O Maná foi dado por Deus ao povo no deserto praticamente um mês após a saída do Egito. Devido à murmuração do povo de Israel que disseram “Quem nos dera que tivéssemos morrido pela mão do Senhor na terra do Egito, quando estávamos sentados junto às panelas de carne, quando comíamos pão até fartar! porque nos tendes tirado para este deserto, para matardes de fome a toda esta multidão.” Durante 40 anos em que Israel andou pelo deserto, caiu o Maná do céu servindo assim de alimento para o povo. O gosto do Maná era semelhante aos bolos de mel amassados com azeite; começava a cair com o orvalho da noite e era colhido logo ao amanhecer. O maná era a provisão de Deus para seu povo, e os mantinham fortes e saudáveis.

Logo após cair o maná do céu, Deus deu uma ordem a Moisés para que enchesse uma vasilha a medida de um jarro de maná para que se colocasse dentro da arca da aliança junto com a vara de Arão que tinha brotado e as tábuas da lei para que servisse de memorial as gerações. (Hebreus 9:1-5)

Assim como o Maná, as tábuas da lei e a vara de Arão, estavam dentro da arca da aliança, atrás do véu no Santo dos Santos, escondidos por Deus para um tempo determinado. Cada “item” eram figuras e sombras de coisas celestiais apontando para o REI DOS REIS, O MESSIAS, O EMANUEL, O PRINCIPE DA PAZ, O NOSSO AMADO que se manifestaria para a glória de Deus Pai.

Jesus Cristo é o pão vivo o próprio maná que desceu do céu, sobre ele está o cetro de autoridade, pois todo o poder foi Lhe dado e Seu nome está acima de todo nome, para que no nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra; Ele é o cumprimento da lei e dos profetas, o verbo que se fez carne (a palavra de Deus que se fez manifesta).

Jesus escreveu as suas leis nas tábuas de carne do nosso coração. (João 6: 31-65; Felipenses 2:9-10 e II Coríntios 3:3). Assim como o povo de Israel desprezou o maná no deserto, mais tarde desprezaram também Jesus, o pão vivo que desceu do céu!


O que tudo isso tem haver comigo e com você?Tudo! Será que nós também estamos desprezando este maná?

Temos comido do maná todos os dias e estamos sendo fortalecidos por Ele, ou estamos dando ouvidos aos ensinamentos de Balaão?

Deus está abrindo nossos olhos para que não venhamos a nos apegar aos ensinos de Balaão que busca distorcer a palavra de Deus, a fim de nos levar a imoralidade e mundanismo. Trazendo também a idolatria ao povo de Deus, onde as pessoas passam a ter vários ídolos (trabalho, esposa(o),filhos, autoridades, bens materiais, imagens, etc,...). Que por sua vez abre porta para o Sincretismo, Ecumenismo que junta várias religiões, não fazendo mais separação do Santo para o profano!

Jesus quer que nos arrependamos disso porque aquele que vencer sobre estás coisas lhe será dado de comer o maná escondido.

Aqueles que vencerem estas coisas, a sua porção será o Senhor! Por pior que sejam os dias, não te faltará a provisão na hora certa. Aquilo que estava oculto se manifestará e isto lhe será por sustento, pois a doçura de Cristo será sobre a sua vida. Ainda mais, aqueles que amam a Cristo mais do que sua própria vida e estão vencendo sobre estás coisas. Jesus disse:Mas nada há encoberto, que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser conhecido. (Luc 12:2)”.  Esse maná escondido é Jesus, o Pão vivo que desceu do céu e Ele se revelará, Aleluia!!! Ou seja, aquilo que não conseguíamos enxergar (entender) e que estava oculto na palavra saltará diante de nossos olhos; um nível de revelação extraordinária que está reservado para aqueles que estão vencendo sobre a imoralidade, mundanismo e idolatria não se apegando aos ensinos de Balaão.

Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais terá sede. Eu sou o pão da vida. Vossos pais comeram o maná no deserto e morreram. Este é o pão que desce do céu, para que o que dele comer não morra. Eu sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu darei pela vida do mundo é a minha carne. (João 6:35, 48-51)”

O que Jesus tem pra nós é vida e vida em abundância! Coma de graça do pão da vida!


Roger Anderson, Profeta

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário