segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Série: Ao que vencer – A Árvore da Vida



“Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” (Ap. 2:7).
“E plantou o Senhor Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o Senhor Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.” (Gen. 2:8-9)
A Árvore da Vida mencionada em Apocalipse é a mesma descrita em Gênesis. Também aparece em Salmos e em Ezequiel. Estava disponível para o homem desde que foi criado e colocado no Éden, no Jardim plantado por Deus, mas, outra árvore também estava lá... A árvore do Conhecimento do Bem e do Mal, a árvore que serviria de prova para que o homem manifestasse amor e obediência a Deus. Estavam lá! Uma ele tinha acesso e à outra também, mas, se o homem comesse da segunda, certamente morreria, do contrário se escolhesse a Árvore da Vida, viveria pra sempre...
Nós temos escolhido a Morte desde então... e a Árvore da Vida, cujo acesso foi impedido por um anjo e uma espada flamejante, desde a Cruz do Calvário, novamente está ao alcance de nossa fé.
A igreja de Éfeso para quem Jesus escreve, foi a primeira a conhecer o poder de Deus, em sua região; a Primeira Igreja para quem Jesus escreve, porque eles perderam o primeiro amor... Desprezaram algo tão precioso que haviam recebido... Como? Perguntemos cada um de nós a nós mesmos, como foi que deixamos que isso acontecesse...
Com o pecado, a morte passa a exercer domínio sobre o homem e Deus o impede de comer da árvore da vida para que ele não vivesse eternamente em pecado. A possibilidade do ser humano morrer demonstra a fragilidade de viver fora do lugar que Deus havia sonhado e criado para ele (viver fora da Vontade de Deus).
Desse modo, com o homem ciente de sua fragilidade, Deus poderia colocar em prática o seu plano da salvação e assim resgatar o homem, o que não seria possível se ele comesse debaixo do pecado da Árvore da Vida. Aliás, não se pode comer da Árvore da Vida em Pecado, porque o pecado faz separação entre Deus e nós.
A promessa de comer da Árvore da Vida, nos leva de volta, pra o primeiro olhar, para a primeira manifestação de adoração. Foi lá que a perdemos, em algum momento, tão simplesmente deixamos que passasse, nos acostumamos, e perdemos tudo! De lá pra cá cada dia, cada hora tudo fica pior... Onde foi que perdemos tudo, ou o processo se iniciou? No início, quando 0,0001% do Amor começou a se esfriar... O desvio nunca começa grande, começa com um milésimo de centímetro e pouco tempo depois torna-se uma distância aparentemente impossível de ser vencida... Até que descobrimos, que Ele (Jesus), percorreu esta distância pra nós.
 Dois textos bíblicos, nos enchem de esperança e alegria... O primeiro o de Apocalipse
“Então, me mostrou o rio da água da vida, brilhante como cristal, que sai do trono de Deus e do Cordeiro.  No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.” Apocalipse 22:1-2
Como pode uma árvore estar de um e de outro lado do Rio da Vida? É porque esta Árvore é uma pessoa.... É Jesus!
O segundo texto é Ezequiel: E junto do rio, à sua margem, de uma e de outra banda, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer. Não murchará a sua folha, nem faltará o seu fruto. Nos seus meses produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário. O seu fruto servirá de alimento e a sua folha de remédio. (Eze 47:12)
A Árvore da Vida que é Jesus, dá fruto todos os meses e suas folhas curam os povos... Em Ezequiel, vimos o que está escrito: que se nos deixamos conduzir até o ponto onde não podemos mais passar andando, ou seja Águas profundas... situação onde não é mais possível o controle humano, (quando isso ocorre), ao emergir destas águas, tudo em nosso redor é mudado, e o mais impressionante: Surgem aí muitas árvores em uma e na outra margem deste Rio... O que é isso? Pessoas que transformadas pelo Rio, tornam-se reproduções da Árvore da Vida. Por isso somos cristãos... somos reproduções do Cristo! Aleluia!
Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras [no sangue do Cordeiro], para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas.” Ap. 22:14
Somente é autorizado o acesso a Árvore da Vida para aqueles que se arrependem e deixam a prática de obras mortas, obras que não produzem vida e passam a manifestar as obras de justiça dos santos. Este é um sinal claro de transformação de Deus na vida de uma pessoa, ou de sua conversão, ou seja, de ter lavado as suas vestes no sangue do Cordeiro (JESUS CRISTO).
As obras de justiça dos santos são os frutos do Espírito, nisto se prova o verdadeiro amor para com Deus e sua Palavra.
Como já temos visto e ouvido diversas vezes: “o Amor se prova com atitudes e não com palavras”.
“Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará.” (Psa 1:1-3)

 Não ande, não pare, não se assente com quem ou quando não se quer nada com Deus... Volte ao primeiro Amor! Se o teu prazer for Deus e a Sua Justiça, você se transformará numa Árvore que dará sustento e cura para tudo e para todos... Não espere por um prêmio que poderá nunca chegar se você não mudar hoje. Mude e então se as tuas raízes estiverem bebendo do Rio da Vida, do “Rio cujas águas alegram a cidade de Deus”, tudo o que você fizer prosperará... Afinal é a ÁRVORE DA VIDA A TUA PROMESSA! O que te será dado no futuro, depende da atitude que você toma no presente! Por isso chama-se “presente”.

  

Fábio Buonanno, Profeta

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário