segunda-feira, 28 de outubro de 2024

VIVER PARA A ETERNIDADE - COMO LUTAR CONTRA NÓS MESMOS



Ef. 4: 22 - "no sentido de que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade."

(BÍBLIA - A MENSAGEM) - "Tudo o que está ligado àquele velho estilo de vida tem de ser abandonado. É pura podridão. Doideira total. Saiam fora! Agora é hora de ter um estilo de vida totalmente novo, zerado. Uma vida planejada por Deus, renovada a partir de dentro; uma vida que muda para melhor a conduta de vocês e que faz o caráter de Deus tornar-se realidade em nossa vida.

Vimos na última ministração que caminhamos desde que nos encontramos com Cristo, que nos Santificou por sua Morte e Ressurreição, nos perdoando de nossos pecados e nos conectando com O Pai, mas, também está claro como nossa tarefa pessoal de nos preparar para a Vinda do Senhor e o nosso Encontro com Ele, que precisamos por em prática a nossa Santificação, agindo não segundo os desejos da nossa própria carne, mas, segundo o Amor que há em nossos corações (leia-se: em nosso espírito), por Deus. 

Uma pessoa que não conhece a Jesus, não tem vida espiritual e pode até ter valores morais e culturais que o impeçam de praticar coisas abomináveis e degradantes, mas, ele não está se importando com a Vontade de Deus, por que não O conhece ou rejeita a Sua Soberania.

Quem no entanto já nasceu de novo, mesmo tendo se entregado ao Senhorio de Cristo, sente as mesmas inclinações em sua carne, em seu corpo, para o Pecado, mas, há dentro de si uma Inclinação para Deus, sua Presença e sua Santidade e nisso há uma Guerra.

Nos cabe nesta Guerra aprender a usar e a cada dia mais desenvolver o nosso DOMÍNIO PRÓPRIO. Uma das características, a que chamamos (parte do) Fruto do Espírito, que é a Vida de Jesus em nós a ponto de nos ir transformando de dentro para fora em pessoas que parecem com Cristo e vivem a Sua Vida.

Despojar-se então, do Velho Homem é exercer o Domínio Próprio da Presença do Espírito Santo em nós e vencer o desejo da carne pelo Pecado, com o nosso desejo por Deus e Sua Presença e Santidade.

Há uma Guerra, há uma luta e é necessária uma sujeição, pois ou o nosso espírito que anseia por Deus há de ganhar esta guerra, ou a nossa carne, nos levando ao pecado ganhará, nos levando a uma profunda e terrível derrota.

A sujeição do corpo

I Co. 9: 27 - "Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado."  

O que o Apóstolo Paulo está nos ensinando com o seu exemplo pessoal não é uma "AUTO-FLAGELAÇÃO", machucar-se fisicamente para não dar lugar ao Pecado. É conhecido que há religiões que usam estas práticas, que não possuem qualquer valor contra o pecado. 

Paulo está nos ensinando que SABER que alguma coisa é errada e mesmo ensinar o que é Certo ou Errado aos outros, não nos livra de Pecarmos. Ele teme "tendo pregado a outros", ou seja, tendo domínio sobre esta ideia e verdade, ser desqualificado, ou seja: vir a Pecar e ficar preso neste tipo de situação que nos afasta de Deus.

Ele nos indica o Caminho do Domínio Próprio, que nos pode levar a ser um "SACRIFÍCIO" VIVO.

Rm. 12: 1 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional."

Ora, um Sacrifício se entende pela morte de uma vítima, de um animal sacrificado, como fez Abel e como eram instruídos os sacerdotes, para realizarem incontáveis sacrifícios a Deus, para expiação dos pecados do Povo, mas, também por outras situações.

Da mesma maneira que o "esmurrar o corpo", não pode ser entendido como auto-flagelo, Deus não nos quer Sacrifícios Mortos, mas, SACRIFÍCIOS VIVOS. Pessoas que vivem para Deus e que através do Domínio Próprio, aprendem a não dar lugar ao Pecado em suas vidas, glorificando a Deus em seus corpos. 

Matando a carne - (Como viver para Deus como Mortos para o Pecado?)

Cl. 3: 5 e 6 - "Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]."

Bíblia - A MENSAGEM - "Isso significa eliminar tudo que esteja ligado ao antigo caminho de morte: promiscuidade sexual, impureza (tudo o que é sujo e obscuro nesta área sexual), imoralidade, fazer o que quiser quando bem entender, apegando-se a tudo que atraia sua imaginação. Uma vida assim é moldada por coisas materiais e sentimentos maus. É por coisas assim que Deus está prestes a explodir em ira."

Já falamos sobre isso, que na área sexual há tantas lutas que sofremos pelo desejo natural do ser humano de ter prazer através desta área, que foi um presente dado por Deus para o relacionamento de um Casal debaixo da Benção de Deus. Homens e Mulheres em situações diversas são atacados nesta área em momentos distintos de suas vidas e esta é uma área que todos sofremos muitos ataques e por isso a Bíblia nos adverte a aprendermos a buscar o que é bom, digno, puro, que nos pode dar prazer sem o peso do pecado e da acusação do Diabo, e que nos revista de Pureza e bençãos com uma família bem estruturada e feliz pois esta área é governada pelo Senhor através da nossa devoção a Ele manifesta através do nosso Domínio-próprio em tantas situações de tentações.

Ser tentado não é Pecado. Pecado é ceder à Tentação. Isso nos leva à morte, se não nos arrependermos de fato.

Gn. 4:7 - "Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal, eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo." 

Quando Caim, desejou o Mal contra o seu próprio irmão, Deus fala com ele e com isso aprendemos que o Nosso Desejo (o desejo de nossa carne, degenerado pelo Pecado), é CONTRA NÓS. Ou seja, será para o nosso mal, já que a nossa Carne, por conta do Pecado está condenada à Morte.

Porém, há em nós condições de Dominar este Mal através do nosso Desejo de permanecer fiéis a Deus. 

No caso de Caim, ele já tinha concebido o Pecado, se entregou à maligna tentação de matar o seu irmão e consumou isso da pior forma possível.

O ESPÍRITO SANTO

Nós porém, temos O Espírito Santo, morando dentro de nós. O Mesmo Espírito que gerou Cristo no ventre de uma das virgens de Israel; o mesmo que Ressuscitou Jesus, dentre os mortos, habita em nós e por isso vivificou o nosso espírito e está gerando Cristo em nós e o Fruto de Sua Presença em nossas vidas é entre outras coisas: O DOMÍNIO PRÓPRIO. Com a Presença do Espírito Santo em nós, diferentes de Caim, podemos gerar uma transformação e assim como Cristo se deixou crucificar por nós, podemos viver como Crucificados, (Mortos para o Pecado), subjugando nossas paixões humanas e o desejo ardente da nossa carne. Por isso, se Vivemos no Espírito de Deus, que nossas atitudes sejam uma forma de manifestarmos A Cristo em nossas vidas, quando estamos diante de todos e quando ninguém nos vê.

Gl. 5: 22 a 25 - "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito."

Isso é o que significa revertir-se do novo homem: Tomar a Vida de Cristo como se fossem as nossas vestes, ou a nossa nova realidade de vida.

Ef. 4: 24 - "e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade."

Precisamos de Armas Espirituais, pois esta luta não é simples de ser vencida.

Mt. 26: 41 - "Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca."

Mt. 6: 13 - "e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal"

Numa guerra, não podemos confiar que podemos destruir um inimigo (mais ainda se não conhecemos com clareza suas estratégias e o seu poder), apenas com a nossa força de vontade e a nossa força física. Precisamos de armas, de proteção, precisamos estar preparados para qualquer coisa, pois esta é uma Guerra de Vida ou Morte e não um vídeo-game que se perdemos começamos novamente. É a nossa Vida Eterna ou Condenação Eterna, não há chances para brincadeiras ou falta de Temor.

Jesus nos ensina a Vigiar e Orar - Estarmos atentos a toda investida do Inimigo e a Orar (Buscar a Deus e Seu auxílio). Nós, cada um de nós sabemos quais são as áreas de maior fragilidade nas quais somos muitas vezes tentados e constantemente caímos. São nessas áreas que devemos ter mais atenção e cuidados quando nos aproximamos da linha fina que nos separa da Tentação ao Pecado.

Vigiar fala da nossa atenção, mas, Orar fala da nossa dependência de Deus. O Contar ao Senhor com clareza que nos sentimos fracos nesta ou naquela área em que talvez já pecamos no passado, ou que percebemos que estamos sendo atacados para que caiamos no Pecado.

Exercícios espirituais, como o Jejum e tempos de Oração hão de nos fortalecer espiritualmente para vencermos áreas de fragilidade em nossas vidas. Quando alimentamos, treinamos, fortalecemos, capacitamos, o nosso espírito, vencemos esta batalha. Quando porém, damos lugar à nossa carne, nos deixando tentar pelo que vemos, ouvimos, sentimos, experimentamos, estamos fortalecendo a nossa carne, em seu desejo insaciável pelo Pecado. 

Nesta Guerra, Jesus nos deu uma estratégia Poderosa: 

Falarmos com Deus: "PAI, ME LIVRA DE CAIR EM TENTAÇÃO."

Qual tentação? Esta que está te levando ao Pecado.

Todas, porque amamos a Deus e não queremos Pecar em área nenhuma.

Mas, PRINCIPALMENTE, em áreas que sabemos que somos mais sensíveis, porque infelizmente já caímos no passado, áreas talvez em que fomos até prisioneiros e reféns do Diabo e por isso, mais do que confiar no nosso Domínio Próprio que está sendo desenvolvido, podemos pedir a Deus e verdadeiramente crer e confiar que teremos escape.

Quando o escape para o Pecado surgir... FUJA! 

Busque ajuda. Peça oração, conte a um líder espiritual, ao seu cônjuge, seus pais ou discipuladores, a luta que está enfrentando e peça que eles também intercedam por você.

Lembre-se: Guerra é Guerra. 

Vença através de Cristo Jesus!

Igreja Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário