quinta-feira, 10 de outubro de 2024

VIVER PARA A ETERNIDADE - A SANTIFICAÇÃO FINAL


A REDENÇÃO DO CORPO

Rm. 8: 19 a 23 - "A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. Pois a criação está sujeita à vaidade, não voluntariamente, mas por causa daquele que a sujeitou, na esperança de que a própria criação será redimida do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. Porque sabemos que toda a criação, a um só tempo, geme e suporta angústias até agora. E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo."

Depois de cuidadosamente aprendermos dos Apóstolos de Cristo Pedro, Paulo e João, sobre a importância de vivermos em constante transformação tendo como Alvo Cristo e este é o processo que está se dando agora em nossas vidas, temos que focar também o Final deste Processo. Já que: Fomos Salvos e Santificados por Cristo; estamos sendo Santificados e Seremos SANTIFICADOS PELO SENHOR em Sua Vinda.

É muito comum haver várias interpretações de textos bíblicos apontando situações futuras (revelações dos tempos do Fim), bem como interpretações contemporâneas, como se as profecias já nos tocassem de alguma forma ainda que tenham um cumprimento futuro, como um sinal do que ainda se cumprirá ou se completará.
Este é um dos textos mais suscetíveis de diferentes tipos de interpretações deste tipo, mas, queremos nos ater ao que realmente Paulo está apontando pela Revelação Divina que se dará quando ocorrer a REDENÇÃO DO NOSSO CORPO.

Ele e milhões de irmãos nossos nestes quase dois mil anos de Igreja já partiram deste mundo natural para encontrarem-se com O SENHOR e se este encontro glorioso não se der em nossos dias, iremos da mesma forma pelo mesmo caminho, portanto esta REDENÇÃO, fala do CORPO, de um CORPO NATURAL feito do pó da Terra (feito de elementos químicos existentes aqui neste mundo aonde vivemos) que neste tempo e nos dias de cada servo de Cristo recebeu o espírito e a alma destas pessoas todas (como nós em nossos corpos mortais hoje), e que em determinado momento, com o advento da Morte física, foram separados para Deus, os que esperaram em Cristo, para receberem oportunamente NOVOS CORPOS, CORPOS ESPIRITUAIS, CORPOS ETERNOS, CORPOS INCORRUPTÍVEIS E CELESTIAIS, assim, como durante certo tempo tiveram neste mundo Corpos Terrenos. 

Esta Redenção do Corpo, se dará então no que a Bíblia Chama de a Primeira Ressurreição, a Ressurreição dos Salvos e dos Santos de Cristo Jesus, que reinarão com Ele neste Mundo, juntamente com todos os que permanecerem vivos até a Vinda do SENHOR, servos de Deus que passarão por um processo diferente, pois não conhecerão a Morte e a degeneração de seus corpos, mas, que também serão transformados, recebendo Corpos Espirituais como todos os que morreram em Cristo já possuirão para sempre e este ENCONTRO DO SENHOR NOS ARES, se dará, quando os que ainda estiverem vivos no Tempo da Sua Vinda se encontrarem com CRISTO e com todos os que Morreram e foram Ressuscitados pelo SENHOR. 

A necessidade da Transformação da carne 

I Co. 15: 50 a 57 - "Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis que vos digo um mistério: nem todos dormiremos, mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao ressoar da última trombeta. A trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque é necessário que este corpo corruptível se revista da incorruptibilidade, e que o corpo mortal se revista da imortalidade. E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Graças a Deus, que nos dá a vitória por intermédio de nosso Senhor Jesus Cristo."

Paulo falando aos Coríntios aprofunda esta compreensão de que os corpos que temos neste Mundo e durante esta vida não poderão possuir a Vida Eterna que nos foi dada por Jesus Cristo, pois foram contaminados com a Morte que nos degenera cada vez mais rapidamente. Gloriosamente Paulo para consolar os cristãos que estavam vendo seus amados, familiares e amigos morrerem na expectativa da Volta de Jesus, que parecia tardar, já que fica claro que eles O aguardavam como nós ainda hoje em seus dias, sendo esta a BENDITA ESPERANÇA de todos os santos.

Paulo, os consola tripudiando da Morte, na mais completa confiança em Jesus Cristo, nosso Senhor, que venceu a Morte, sendo Ele as "Primícias dos que dormem". Portanto o Pecado, as Leis e a Morte, foram subjugados por Cristo Jesus e sua Santidade, Sua Obediência ao Pai e sua Ressurreição.

Ao sepultarem os seus entes queridos, os santos do Senhor tinham agora compreensão e esperança de que era impossível para aqueles que confiavam no SENHOR possuir a Eternidade com estes Corpos mortais e portanto a corrupção de nossos corpos e o fato de os sepultarmos seja lá qual for a situação pela qual as pessoas enfrentaram para deixar esta vida para Herdar a Vida Eterna, não era causa para desespero e nem um abatimento profundo, pois era parte da Vitória que Cristo nos concedeu já que assim como Ele ressuscitou, vencendo a Morte, todos os que morrerem em Cristo da mesma forma ressuscitarão com CORPOS ETERNOS! ALELUIA!

Isso ocorrerá na Ressurreição dos Mortos
(A 1ª Ressurreição A Ressurreição da Vida)

Quando isso se dará? 

Na volta do SENHOR JESUS!

I Ts. 4: 15 a 17 - "Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor."

Como já citamos há muitas interpretações acerca deste assunto, já que se trata de um evento futuro e para muitos ainda de difícil compreensão. 

Enquanto alguns entendem que os mortos estão "dormindo", num estado inanimado, com a Vinda do SENHOR, eles serão primeiramente ressuscitados e receberão os Corpos Eternos e depois os que ficarem vivos passarão pelo processo que já descrevemos acima.
Respeitamos quem pensa desta maneira, mas, por outros textos bíblicos (que não usaremos aqui para nos aprofundar sobre esta dúvida), entendemos que todos aqueles que morreram em Cristo já estão com O SENHOR e voltarão com Ele desde os Céus, quando CRISTO novamente descerá dos Céus (para Reinar), e os que estiverem vivos, na Esperança da Vinda do SENHOR, serão então transformados, como já citamos e se encontrarão com os os Ressuscitados em Cristo, no ENCONTRO DO SENHOR nos ares.

Como uma forma de analisar esta passagem a expressão "AMA SUM" em grego (Junto com), é usada por alguns como se os que morreram em Cristo E os Vivos Transformados, seriam todos Arrebatados aos Ares, para o ENCONTRO COM O SENHOR. 

Pensamos como temos discorrido aqui que os Vivos Transformados hão de se encontrar com os Ressuscitados por Cristo nas Nuvens, quando estes que estarão vindo dos Céus com O SENHOR no que se chama de: "PAROUSIA" - A Vinda (ou a Segunda Vinda de Cristo), uma série de acontecimentos que se dará quando todo o Mal for destruído e a Restauração de todas as coisas se iniciar.

A esperança de um futuro glorioso não anula a Santificação do presente

I Jo. 3: 2 a 3 - "Amados, agorasomos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que haveremos de ser. Sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque haveremos de vê-lo como ele é. E a si mesmo se purifica todo o que nele tem esta esperança, assim como ele é puro"

Ap. 22: 11 - "Continue o injusto fazendo injustiça, continue o imundo ainda sendo imundo; o justo continue na prática da justiça, e o santo continue a santificar-se. E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras."

O mesmo Apóstolo João que ouve e vê as Revelações de Jesus Cristo sobre o que ainda há de vir, nos escreve numa de suas cartas, sobre a nossa Realidade desde que Cristo entrou em nossos corações, de que somos FILHOS DE DEUS e por isso cada um de nós a nós mesmos, devemos nos PURIFICAR A CADA DIA, já que temos esta Bendita Esperança de que Ele vem para nós, por nós. 

A Advertência de Jesus é clara: 
Os que não se importam com Ele e com a Sua Vinda, vão continuar fazendo exatamente o que vem fazendo há tempos: Injustiças e iniquidades. Os que de fato tiveram um Encontro com Cristo vão mudar, vão passar a praticar Justiça e a Santificar-se, e os que há algum tempo vivem nestas benditas práticas, que façam ainda com mais zelo, porque Jesus vem, e Ele vem para Reinar!

MARANATA!

VEM O SENHOR!

Igreja Betlehem