segunda-feira, 13 de março de 2023

Libertação de Cafarnaum



Nesta imagem vemos as ruínas de uma Sinagoga já dos tempos dos Bizantinos, (cerca do Século VIII), feita com um tipo de Pedra que não é da região. Porém ela foi construída sobre uma Sinagoga de cerca de Dois mil Anos, (cujas pedras são Basalticas - pedras vulcânicas muito comuns na região), onde ocorreu este Milagre narrado no Evangelho de Marcos. Esta sinagoga está a cerca de 100 metros das ruínas da Casa de Pedro, local aonde Jesus curou a sua sogra e onde também curou a todos os enfermos que surgiram no final daquele Shabat inesquecível.


Nos deparamos nos Evangelhos com uma das mais evidentes características de Jesus: O ensino. Todos o chamavam de RABI (MEU MESTRE). 

Sob a ótica pedagógica ensinar é estabelecer vínculos. Quando queremos de fato marcar a vida das pessoas nós sempre somos impelidos a lhes passar algo que esta em nós, semear, transferir.

Fica evidente que naquela cidade de Cafarnaum existiam pessoas possessas por demônios ou espíritos imundos.

Marcos 1: 21- 29 - "Depois, entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, foi ele ensinar na sinagoga. Maravilhavam-se da sua doutrina, porque os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas. Não tardou que aparecesse na sinagoga um homem possesso de espírito imundo, o qual bradou: Que temos nós contigo, Jesus Nazareno? Vieste para perder-nos? Bem sei quem és: o Santo de Deus! Mas Jesus o repreendeu, dizendo: Cala-te e sai desse homem. Então, o espírito imundo, agitando-o violentamente e bradando em alta voz, saiu dele. Todos se admiraram, a ponto de perguntarem entre si: Que vem a ser isto? Uma nova doutrina! Com autoridade ele ordena aos espíritos imundos, e eles lhe obedecem! Então, correu célere a fama de Jesus em todas as direções, por toda a circunvizinhança da Galiléia."

Porém quando estamos ensinando ou seja transmitindo o evangelho da paz, falando a cerca das boas novas – JESUS. Os demônios ficam aterrorizados, porque?

  • Sabem quem é Jesus e qual é o fim deles.
  • Porque o nome de Jesus tem poder.
  • As pessoas possessas são libertas e eles perdem a legalidade sobre elas.

Precisamos tomar posse de toda autoridade que já nos foi dada por Deus, veja que todos estavam impactados com a autoridade com que Jesus ministrava, diferente dos mestres daquela época (Jesus age fora dos padrões religiosos, daqueles que só recitavam regras decoradas, JESUS FALAVA COM AUTORIDADE DE QUEM VIVIA A LEI DE DEUS).

O Senhor Jesus através dos seus ensinamentos nos dá a oportunidade de sair fora desses mesmos padrões religiosos e tradicionais que muitas vezes nos oprimi para uma verdadeira libertação pela Palavra de Deus.

No texto vemos que havia manifestações de demônios naquela época e talvez as pessoas já estivessem acostumados com tais manifestações. Porém Jesus o expulsa não permitido alardes, pois Jesus não estava atrás de holofotes nem fama, o que Jesus deseja é que as pessoas fossem libertas e restauradas, vivendo uma novidade de vida.

No verso 28 a noticia se espalha rapidamente , note que não há espirito imundo capaz de resistir ao poder que há no nome de Jesus, tanto que ao reconhecerem Jesus os demônios não pronunciam o seu nome, só o chamam o “santo de Deus”.

As trevas não se amedrontam por quem somos, pelo nosso nome ou pelo título que carregamos, mas sim pela autoridade de Jesus que há em nós.  
Precisamos estar preparados e confiantes totalmente no poder de Jesus que opera em nós, A Palavra declara que em Seu Nome vamos libertar os cativos e trazer restauração às vidas. 

Como nos tempos de Jesus hoje não é diferente, vemos milhares de pessoas necessitadas de libertação e cura. 
Você está disponível, para ser a Resposta de Deus para estas pessoas?

Deus tem nos chamado para um mover que se inicia na congregação dos santos e que se evidencia quando estamos reunidos nas casas e por onde formos. Um tempo de libertação e restauração. 

O Dia é hoje, a hora é agora, o lugar é aqui e o Nome de quem vai agir aqui é: 



JESUS CRISTO DE NAZARÉ!


PASTOR FABIANO GOMES
IGREJA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário