quarta-feira, 13 de novembro de 2019

Série: PLANTIO E COLHEITA - Tema: "Outros 70"



TEMA: OUTROS 70

Luc. 10: 1   – “Depois disto, o Senhor designou outros setenta; e os enviou de dois em dois, para que o precedessem em cada cidade e lugar aonde ele estava para ir.”

(É fundamental que todos leia o Capítulo 10: 1 a 12 e 17 a 24)

Depois disso, o que? Rssss Lucas depois de relatar a “lambaça” que os Doze, não eram qualquer um, eram os doze destinados a serem os Apóstolos do Cordeiro, pessoas, cujos nomes seriam gravados nos Fundamentos da Nova Jerusalém... ISSO É MUITO GRANDE!

Mas, aprendemos que ninguém é um super-herói. Todos temos dificuldades, cometemos erros e podemos melhorar (se não desistirmos). 

Mas, o foco maior é que a obra que CRISTO VAI REALIZAR, não será feita por alguns “super-apóstolos”, alguns líderes muito “carismáticos”...

O que Jesus está por fazer será realizado com gente SEM NOME...

OUTROS 70...

Essa expressão: OUTROS 70, nos remete às 70 nações, um número “mítico”, que remete aos descendentes de Noé com os quais teriam surgido todas as nações da Terra, chamados ainda hoje pelos judeus de: “As Setenta Nações”. É como se Jesus ali, naquele “laboratório”, naquele tempo de preparo, de discipulado, de formação, Ele nos desse um exemplo do que faria, de como seu PROPÓSITO poderia ser alcançado.

Ele envia, gente sem nome, sem título e dá as mesmas orientações que deu aos doze, porém as explica de forma mais pormenorizada, coisa que nos deve levar a aplicar toda a nossa atenção por discernir e aplicar.

1º Eles iriam anunciar a Vinda de Cristo (O MASHIACH ESTÁ VINDO!) – MARANATA! Assim com a mulher Samaritana (em João 4), vai e anuncia à toda a cidade o que Jesus tinha lhe feito e falado, porém ela não prende as pessoas a ela, mas, os direciona a Cristo e todos então declaram que não criam mais, pelas palavra dela, mas, porque pessoalmente o conheceram e testificaram a respeito Dele. Nosso papel é preparar O Caminho do Senhor. Ele e somente Ele pode salvar. Não a nós, irmãos, mas, ao Nosso Deus sejam a Honra e a Glória para sempre!

2º Há muito trabalho para ser feito, há muitos lugares e pessoas para serem alcançadas. Não deseje fazer tudo sozinho, ninguém consegue. Ore para que Deus envie mais trabalhadores, mais pessoas dispostas a realizar esta grande obra. Não estamos mais no tempo das “grandes estrelas”- TODO MUNDO QUE SE DISPOR SERÁ USADO POR DEUS. A OBRA, O MINISTÉRIO É DE CRISTO E NÃO NOSSO!

3º Estamos sendo enviados para uma Guerra! Para saquear o Inferno e povoar os Céus... Estamos indo no Campo de atuação do nosso Inimigo: CONFIE NO ENVIO E EM QUEM ESTÁ NOS ENVIANDO! CONFIE QUE NADA NOS FALTARÁ! CONFIE QUE SE NÓS FORMOS SEM OLHAR PARA TRÁS, ELE NOS RESPALDARÁ EM TUDO! Não se preocupe com o que vai comer, vestir, aonde vai morar... Estas coisas nos serão todas acrescentadas: FOQUE NO ALVO! QUE SÃO AS VIDAS!!!!

4º Seja simpático – “Paz seja convosco!” – Nossa Mosca, nosso Goal, nossa Meta é alcançar vidas para as quais Cristo nos tem designado... Este foco não pode ser perdido de vista, mas, precisamos ganhar a confiança das pessoas, porque quem nos enviou AMA ESTAS PESSOAS, à tal ponto de ter dado Sua Própria Vida no lugar delas. 

Portanto: Seja simpático, seja agradável, puxe um bom papo, se interesse (de verdade em ouvir as pessoas, em saber de suas histórias), faça algo que te vier às mãos para fazer, através de alguma ação, de algum serviço, podemos despertar a atenção e a simpatia das pessoas.

5º Coma tudo o que te oferecerem. Tenha paciência, permaneça na porta que nos foi aberta. Não é hora no início de falar muito, mas, de ouvir, de ver, de perceber, de comer, de se enturmar, de demonstrar empatia, interesse pelas pessoas, simplicidade, disponibilidade, atenção. NÃO IMPORTA O QUE AS PESSOAS FALAREM PARA VOCÊ, O ASSUNTO QUE ELAS PUXAREM... Não cause uma discussão, não tente provar que estão erradas, CONFIE... Coma, ouça, perceba, PERMANEÇA.

6º Curai os enfermos. Quando as pessoas realmente nos recebem, passam a confiar em nós, percebem que somos pessoas que se importam com elas, invariavelmente elas vão contar sobre suas lutas, suas dores, suas dificuldades... ESTA É A HORA DE CRISTO SER EXALTADO!!!! Interessados de coração por estas vidas, vamos pedir ao Nosso Deus e Pai, respostas para tais situações e os enfermos serão curados, os cativos serão libertos, as situações que pareciam impossíveis vão se desembaraçar, porque QUEM NOS ENVIOU PARA ESTA OBRA, ESTÁ À DESTRA DO PAI, NAS MAIORES ALTURAS, COOPERANDO CONOSCO E CONFIRMANDO AS PALAVRAS QUE EM SEU NOME, FALARMOS.

Nós vamos preparar O CAMINHO PARA ELE. Como? Curando as pessoas! Aplicando O SOBRENATURAL DELE... Para o Testemunho Dele ser compartilhado com as Vidas... Nesta caminhada de Fé, Ele vai nos respaldar!

7º Só ENTÃO, Anunciais: “O REINO DE DEUS É CHEGADO ATÉ VÓS”... Quando seguimos os Passos do AMOR (JESUS É O AMOR), tudo se dará na hora certa. No lugar de querermos enfiar Jesus “à força”, nas pessoas, precisamos saber esperar a hora Dele, a hora certa!

8º O Que fazer se nos rejeitarem? Nada! Não mudar por uma, ou muitas rejeições, já que não somos nós quem estamos sendo rejeitados, mas, Aquele que nos enviou. Se cremos que uma vida vale mais que O Mundo inteiro, nossa contagem deve ser: Quantos quiseram a Cristo e não quantos o rejeitaram. O Evangelho no entanto, estará sendo Anunciado e devemos asseverar que (querendo ou não) O Reino de Deus está próximo!


RESULTADO:

·  A Glória será sempre de Cristo, mas, a Alegria é nossa!

Os discípulos voltaram embasbacados porque viram que o Mundo espiritual da maldade se submeteu à autoridade que estava sobre eles. Eles ficaram de “boca aberta com isso”, mas, Jesus lhes disse, que tal coisa não era motivo de tanta festa, porque a Autoridade com a qual expulsaram aqueles demônios vinha Dele. Quando Jesus viu Satanás caindo, naquele momento a Autoridade para que pudéssemos repreender toda obra das trevas nos foi dada.  Nossa alegria, no entanto, deve ser que o Nosso Nome está Escrito no Livro da Vida. Essa é a verdadeira alegria. 

Deus está por mudar a nossa maneira de ver o mundo!!!

·  CRISTO EXULTOU! Ele parece que gritou Goal! Jesus ficou feliz e louvou ao Pai feliz, porque Deus, O Eterno, escondeu estas coisas dos sábios e poderosos e ensinou aos simples e pequeninos. Talvez uma comparação entre os Capítulos 9 e 10? Pode ser! De qualquer forma, estes OUTROS 70, se tornaram para nós uma grande inspiração a seguir. 

·  Felizes são aqueles que forem, porque verão e ouvirão coisas que muitos profetas e reis de Israel desajaram ver e ouvir, mas, tais coisas estavam reservadas para nós. Estes pequeninos... Estes...

...OUTROS 70! Quem vai?!


Paulo de Tarso, apóstolo 

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário