quarta-feira, 30 de outubro de 2019

Série: PLANTIO E COLHEITA - Tema: Trigo e Joio


TEMA: TRIGO E JOIO

Mt. 13: 24 a 30 e 36 a 43 – “Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se. E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio. Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio? Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio? Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro... Então, despedindo as multidões, foi Jesus para casa. E, chegando-se a ele os seus discípulos, disseram: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele respondeu: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem; o campo é o mundo; a boa semente são os filhos do reino; o joio são os filhos do maligno; o inimigo que o semeou é o diabo; a ceifa é a consumação do século, e os ceifeiros são os anjos. Pois, assim como o joio é colhido e lançado ao fogo, assim será na consumação do século. Mandará o Filho do Homem os seus anjos, que ajuntarão do seu reino todos os escândalos e os que praticam a iniquidade e os lançarão na fornalha acesa; ali haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos [para ouvir], ouça.” 

Assim como houve um grande interesse dos discípulos pela Parábola do Semeador, também, esta Parábola gerou questionamentos dos discípulos de Jesus e ouvir o que Cristo revelou sobre a Parábola é fundamental. 

No entanto, a expressão “Joio no meio do Trigo”, se transformou numa expressão tão popular, que não é difícil crer que algumas pessoas nem saibam que quem falou sobre isso foi Jesus.

Também há muitas interpretações populares sobre como é o Joio e que mal ele pode causar. Uma das mais conhecidas e defendidas até por pessoas importantes na Igreja é que o Joio é uma Planta que diferente do Trigo não dá Sementes. Enquanto o Trigo terá seus cachos cheios de sementes e por isso torna-se pesado envergando, o Joio, mantem-se altaneiro, já que é oco... INFELIZMENTE, só de pensar no que Jesus falou já descartamos este pensamento, já que Jesus conta que o Inimigo SEMEOU O JOIO, ou seja... O Joio tem sementes!

Sendo assim, interpretações de que o Joio no meio da Igreja são pessoas infrutíferas, enquanto pessoas que são bem envolvidas em todos os “ministérios”, são “os filhos do Reino”. 

Para que possamos crescer no conhecimento de Deus, precisamos da Verdade e da Clara direção de Deus sem contaminação com nossas interpretações humanas e tendenciosas.


Como é o Joio?
Conhecida pelos nomes comuns de joio ou cizânia, a Lolium temulentum  é uma planta anual, de talo rígido, que cresce até 1 metro de altura, é considerada uma erva daninha. Contudo após maduro o joio é fácil identificar e arrancar, diferenciando assim o trigo do joio.
Como o joio cresce nas mesmas regiões em que é cultivado o trigo, a sua semelhança morfológica com aquela planta torna difícil a sua erradicação das searas, conferindo assim à espécie uma importante vantagem competitiva. A semelhança é tão grande que apenas pode ser distinguido com facilidade após a formação da espiga, o que leva a que seja por vezes referido como "falso-trigo". As espigas do trigo são castanhas quando maduras, enquanto que do joio são pretas.
O joio é frequentemente infectado por um fungo endófito  produtor de toxinas, e o alcaloide lolina, um insecticida de origem vegetal.
A frequente presença de toxinas de origem fúngica pode tornar as sementes de joio venenosas, pelo qual uma pequena quantidade de joio colhida e processada junto ao trigo pode comprometer a qualidade do produto obtido. Vem daí a famosa expressão "é preciso separar o joio do trigo", um ditado popular.

Compreendendo então um pouco melhor como age esta erva daninha, vamos para a Parábola que Jesus contou, procurando entender de que maneira podemos evitar os efeitos nocivos deste ataque de Satanás.

1º A Ação é do Inimigo

Ficou claro que o Joio são pessoas que o Inimigo (Satanás), vai lançar no meio dos Filhos de Deus. Como Jesus disse na Parábola: “o Inimigo semeou o Joio e retirou-se”. É curiosa esta frase já que com o “Joio” lançado, o Inimigo nem precisa estar presente. Sabendo da ação devastadora que será causada com o passar do Tempo com os Filhos do Inimigo lançados no meio dos Filhos de Deus, parece que Satanás nem tem tanto trabalho assim, já que os seus estarão agindo para subverter os Planos de Deus com um povo, com um campo de colheitas.

2º O Ataque se dá enquanto o Trigo é apenas um brotinho
Há uma época tão delicada do cultivo, (foco de nossa última ministração), que são demandados CUIDADOS específicos com as vidas que começaram a viver a Vida que Cristo nos deu. Este tempo de fragilidade e de cuidados, (segundo a Parábola do Joio e do Trigo), é o Momento em que O Inimigo vai se aproveitar para lançar o Joio. Pessoas comprometidas (ainda que sem perceberem com as Trevas e os valores do Mal).
3º O Descuido é uma oportunidade para o Agir das Trevas
É bem claro na Parábola que o Ataque da Semeadura do Joio se dá, quando os homens DORMEM. 
Juntando estas duas situações, precisamos concluir e agir em cima desta revelação que no momento de fragilidade por ser o início da Caminhada com Cristo, época de um discipulado pessoal, um cuidado de perto com os que estão se firmando. O Descuido com este momento na vida das pessoas, permite um violento e inescrupuloso ataque que não se manifestará naquela hora, mas, o Alvo é uma contaminação lá na frente, quando talvez a pessoa se tornar conhecida e respeitada por todos.

Uma das interpretações também da Ação do Joio em nosso meio, diz que o Joio refere-se à Palavras, ideias, posições que começam a se manifestar no meio da Igreja, e percebemos então que sim os Filhos do Maligno, serão os agentes das Trevas para lançar discórdia, confusão, fofoca, mentiras, sofismas, falsas doutrinas, etc.

Mas qual é o Joio (para ser arrancado e jogado fora) e qual é o Trigo?

NÃO CONSEGUIMOS DISTINGUIR COM FACILIDADE!

O problema não é arrancar o Joio, mas, destruir o Trigo.

Na busca por se extinguir problemas, falatórios, contendas, etc, por um “falso juízo”, podemos destruir o que é Puro, o que é de Deus, e uma vida apenas arruinada injustamente, não vale todo o Joio que foi lançado contra nós.

ESCÂNDALOS E OS QUE PRATICAM INIQUIDADE (ANOMIA).

Na explicação da Parábola a seus discípulos Jesus nos dá mais uma importante explicação de que os Filhos do Maligno são os que produzem “Escândalos” – Situações que fazem as pessoas simples tropeçarem. Jesus na Parábola do Semeador adverte de que os que recebem a Palavra de Deus, mas, as lutas advindas da decisão por uma vida segundo O Padrão Celestial, podem tornar-se uma Pedra de Escândalo (fazendo tais pessoas afastarem-se da Fé) e por isso concluímos ser tão importe o cuidado de perto da Lavoura. Ou seja, os escândalos podem estar sendo produzidos dentro da própria Igreja através de filhos da Maldade que estão gerando situações embaraçosas e de escândalo para que os fracos não permaneçam.

Os que praticam INIQUIDADE, (ANOMIA), Pessoas que vivem sem Lei, sem respeito aos Valores de Deus, sem Temor, sem respeito, produzindo escândalos, dissenções, facções, intrigas, no meio do Povo de Deus, além de viverem na Prática do Pecado, sem demonstrar qualquer arrependimento, justificando-se a si mesmo e zombando dos que vivem uma vida de Piedade e Temor Diante de Deus, vão tornar-se exemplos amargos que não escaparão do Justo Juíz, porém, depois de manifesto o problema temos que confiar que embora nós tenhamos dormido e não sido cuidadosos como deveríamos, O Senhor de Toda a Terra a seu tempo há de ver o que provém Dele e não.

O que fazer?

Vigiar, Cuidar, Ter atenção em pessoas que manifestando inúmeros problemas querem de fato a Cristo e aqueles que demonstram que não se submetem, não são ensináveis, não permitem uma mudança real de suas vidas. 

Não dormir, vigiar todo o tempo seria uma boa medida. Porém, não sabendo nós ainda quem são o Trigo e o Joio, podemos pregar o Evangelho e ajudar as pessoas que caminham conosco a se auto avaliarem:

Temos manifestado características de Trigo ou Joio?

Deus ainda pode mudar vidas e destinos. Uma oração sincera, o arrependimento do Veneno de disseminarmos discórdia, intrigas, injúrias, comentários perniciosos, maldosos que não edificam, podem evidenciar em nossas vidas a Maldade do Diabo. Mas, um verdadeiro arrependimento pode precipitar uma grande transformação que só Cristo pode realizar.

Veja em sua própria vida. Não olhe para o lado, olhe para dentro de você e se questione: Que tipo de fruto tenho eu produzido? 

Trigo para Alimento ou Veneno para a destruição e para escandalizar a muitos? Se descobrir que é um Joio, CRISTO PODE, transformá-lo num Trigo que vai produzir a 100 por Um.

Examine-se a si mesmo e DÊ OUVIDOS, (OUÇA – SE ARREPENDA – MUDE), este foi o último conselho de Jesus sobre este assunto tão importante.

Paulo de Tarso, Apóstolo
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário