quarta-feira, 17 de abril de 2019

Série: Da Precisão para a Exatidão - "FÉ - 1"



TEMA: FÉ

Rom.5: 1 – “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.”

O Nosso Deus, o Criador do Universo é Santo e Nele não há treva alguma. Ter Paz com Deus, não importa num equilíbrio de forças, como ensinam as filosofias orientais. Isso significa que não é possível continuar vivendo no Pecado, como se estivesse tudo bem, porque Deus nos ama. Como se pudéssemos ficar bem e continuar nossa vida desta maneira.

Tal pensamento gera uma “lei da compensação ou do equilíbrio”, que eu faço coisas boas, e por isso as erradas, estão compensadas, e se eu exagero nisso ou naquilo, eu faço mais coisas no ambiente religioso e assim, fico bem... 

Ter Paz com Deus, tornou-se impossível para nós seres humanos por causa do Pecado, pois o nosso destino tornou-se a Morte e a total separação de DEUS, que é SANTO.

Deus, porém, tomou a iniciativa, a atitude de preparar para nós um Caminho de volta e que é Jesus. “Por meio Dele”, foi o que o Pai, fez por nós, podemos ser Justificados.

Isso quer dizer que a Condenação Justa que merecemos e que precisa ser executada, pois O Nosso Deus é Justo e Ele é Justiça, foi integralmente lançada sobre Jesus.

O Único acesso a esta condição que nos foi dada por Deus é a FÉ.
Essa é a parte que nos cabe.

Não podemos mais achar que uma “fezinha”, na Loteria, ou dizer: “tenho fé que esse próximo ano tudo vai mudar”; ou ainda: “tudo é da sua cabeça! Você determina que vai alcançar uma coisa e conquista.”

Fé não é positivismo, pensamento positivo... Estas coisas todas, pensam os que não conhecem a Cristo. Talvez, ainda em nosso meio pode haver muito desta cultura mundana, nos prendendo a conceitos mundanos, distante de Deus. 
Nesta Nova Vida, proposta a nós por Deus, em Cristo, precisamos ser mais EXATOS, precisamos “Acertar na Mosca”. Precisamos da Mente de Cristo, e através dela uma total Renovação da Nossa Mente, para que experimentemos a Boa, Agradável e Perfeita Vontade de Deus.


A Fé não começou com Abraão. Ele Abel, Noé e depois deles tantos outros, viveram na expectativa da PRIMEIRA PROMESSA DE DEUS a respeito do MASHIACH, do CRISTO, O UNGIDO DE DEUS, de que viria UM, para esmagar a cabeça da Serpente.

Todos os que viveram e pautaram suas vidas por esta promessa. Que abandonaram famílias, propriedades, que se deixaram guiar por Deus, mesmo em meio ao cativeiro, mas, mantiveram acesa a chama da Promessa, fizeram na EXPECTATIVA do CUMPRIMENTO da Promessa feita por Deus.

Foi a Palavra de Deus compartilhada com Adão, que gerou tudo isso!

Quando Deus prometeu a Abraão e ao SEU DESCENDENTE, não como falando de muitos, mas, de UM em específico, a saber: JESUS.

Quando Deus prometeu a Moisés que um Profeta semelhante a Ele se levantaria e todos a este deveriam ouvir, não falava de Samuel, Elias, Isaías, ou algum outro Profeta, mas, de UM em específico, a saber: JESUS.

Quando Deus prometeu a David que o SEU FILHO edificaria Casa ao SENHOR, não falando de Salomão ou qualquer outro filho, mas, de UM em específico, a saber: JESUS.

Quando estes e outros homens e mulheres realizaram coisas grandiosas, cheias de valor, porque se deixaram conduzir, o fizeram OLHANDO para Aquele que viria. Creram na Promessa de Deus, a Primeira Profecia da Bíblia.

Todos estes chamados de Heróis da Fé, morreram sem ver o cumprimento, a concretização da Promessa. Viveram então e morreram numa esperança maior, de que eles não se extinguiriam ali em seus corpos mortais, por conta do Pecado, mas, numa Obra Redentora, que seria realizada, de uma forma que nem eles, nem os anjos, tão pouco Satanás e os demônios, jamais imaginaram como se daria. 

Este segredo, oculto no Coração do Pai, de que seu próprio filho, YESHUA, seria morto, para levar sobre Si mesmo, a condenação de todos, foi o que manteve aqueles heróis, mesmo em face à morte, crendo que ainda lhes seria dada REDENÇÃO.

Hb. 11: 13 e 39 e 40 – “Todos estes morreram na fé,sem ter obtido as promessas; vendo-as, porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra... Ora, todos estes que obtiveram bom testemunho por sua fé não obtiveram, contudo, a concretização da promessa, por haver Deus provido coisa superior a nosso respeito, para que eles, sem nós, não fossem aperfeiçoados.”

O grande choque com esta realidade, seja um fato curioso, que poucos já se deram conta: QUE A PALAVRA “FÉ”, está escrita na TANACH (O ANTIGO TESTAMENTO), apenas uma única vez. Ainda como uma Promessa que se parecesse tardia, deveria ser esperada, “porque o TZADIK – O Justo, da sua FÉ viverá”. (Hc. 2:4)

Se todos pecamos, quem é Justo, diante de Deus? 
Aqueles que pela FÉ, como o Pai Abraão, lhes fossem imputados a Justiça de Deus.

O Justo de Deus, não viverá de suas boas obras; de seus atos de Justiça; de sua vida impoluta... “Pois todos pecaram e carecem da Glória de Deus” (Rm. 3:23)

Esta revelação SURPREENDENTE para alguns, se dá por uma simples razão: NÃO EXISTE FÉ, SEM JESUS. Em Hebraico: NÃO HÁ EMUNAH SEM YESHUA.

Por uma simples razão: A Fé, (Emunah), são uma consequência da Palavra de Deus, e “YESHUA É A PALAVRA QUE SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS.” (Jo. 1: 14)

Como está escrito em Hebreus: 12: 2 – “olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus.”

Jesus é O Autor e o Consumador da Fé. A Primeira Profecia é Ele. A Promessa falava Dele. Quem a cumpriu? ELE. 

Havia Fé, ou não havia? Todos que confiaram em Deus esperando por Ele, viveram e mesmo depois da morte, ficaram guardados até o dia em que Ele, trouxe consigo: “Cativo o Cativeiro”, aqueles que morreram na firme expectativa, como Abraão, “que viu o seu dia (pela Fé) e se alegrou Nele” (Jo. 8:56); assim como David, que o viu crucificado, mas, mesmo assim profetizou: “Viva para sempre o vosso coração. Lembrar-se-ão do SENHOR e a ele se converterão os confins da terra; perante ele se prostrarão todas as famílias das nações..” (Sl. 22: 26 e 27).

A FÉ HOJE

A nova perspectiva da Fé, hoje, tendo Cristo cumprido todas as Profecias e a Torah, ressuscitando dentre os mortos é totalmente diferente do que viveram os Heróis da Fé antes de Cristo. Porém, da mesma forma, não há Fé, sem Ele.

Não há Fé, se não em Cristo.
Não há Justificação;
Paz com Deus;
Esperança;
Não há.

Que fundamental sermos EXATOS no que toca a FÉ que declaramos ter.

O Espírito Santo que nos lembraria de tudo o que Jesus nos ensinou; que nos guiaria a toda a Verdade; que falaria de Jesus, que o Glorificaria... Que habita em nós, que nos quer vivendo Nele e andando Nele, pode nos revelar com mais profundidade quem realmente é CRISTO, O MASHIACH, O UNGIDO DE DEUS... YESHUA.

Vamos juntos, orar por isso, buscar mais profundamente que a Palavra de Deus, nos leve a conhece-lo profundamente...

Paulo de Tarso, apóstolo 
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário