quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Série: Um homem segundo o coração de Deus - "FAZE COMO FALASTE!"


Faze como falaste!

I Cr. 17: 1 a 26 - “Sucedeu que, habitando Davi em sua própria casa, disse ao profeta Natã: Eis que moro em casa de cedros, mas a arca da Aliança do SENHOR se acha numa tenda. Então, Natã disse a Davi: Faze tudo quanto está no teu coração, porque Deus é contigo. Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do SENHOR a Natã, dizendo: Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o SENHOR: Tu não edificarás casa para minha habitação; porque em casa nenhuma habitei, desde o dia que fiz subir a Israel até ao dia de hoje; mas tenho andado de tenda em tenda, de tabernáculo em tabernáculo. Em todo lugar em que andei com todo o Israel, falei, acaso, alguma palavra com algum dos seus juízes, a quem mandei apascentar o meu povo, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro? Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Tomei-te da malhada e de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo de Israel. E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos de diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra. Prepararei lugar para o meu povo de Israel e o plantarei para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado; e jamais os filhos da perversidade o oprimam, como dantes, desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel; porém abati todos os teus inimigos e também te fiz saber que o SENHOR te edificaria uma casa. Há de ser que, quando teus dias se cumprirem, e tiveres de ir para junto de teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que será dos teus filhos, e estabelecerei o seu reino. Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre. Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; a minha misericórdia não apartarei dele, como a retirei daquele que foi antes de ti. Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre. Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.


Então, entrou o rei Davi na Casa do SENHOR, ficou perante ele e disse: Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui? Foi isso ainda pouco aos teus olhos, ó Deus, de maneira que também falaste a respeito da casa de teu servo para tempos distantes; e me trataste como se eu fosse homem ilustre, ó SENHOR Deus. Que mais ainda te poderá dizer Davi acerca das honras feitas a teu servo? Pois tu conheces bem teu servo. Ó SENHOR, por amor de teu servo e segundo o teu coração, fizeste toda esta grandeza, para tornar notórias todas estas grandes coisas! SENHOR, ninguém há semelhante a ti, e não há outro Deus além de ti, segundo tudo o que nós mesmos temos ouvido. Quem há como o teu povo de Israel, gente única na terra, a quem tu, ó Deus, foste resgatar para ser teu povo e fazer a ti mesmo um nome, com estas grandes e tremendas coisas, desterrando as nações de diante do teu povo, que remiste do Egito? Estabeleceste a teu povo de Israel por teu povo, para sempre, e tu, ó SENHOR, te fizeste o seu Deus. Agora, pois, ó SENHOR, a palavra que disseste acerca de teu servo e acerca da sua casa, seja estabelecida para sempre; e faze como falaste. Estabeleça-se, e seja para sempre engrandecido o teu nome, e diga-se: O SENHOR dos Exércitos é o Deus de Israel, é Deus para Israel; e a casa de Davi, teu servo, será estabelecida diante de ti. Pois tu, Deus meu, fizeste ao teu servo a revelação de que lhe edificarias casa. Por isso, o teu servo se animou para fazer-te esta oração. Agora, pois, ó SENHOR, tu mesmo és Deus e prometeste a teu servo este bem. Sê, pois, agora, servido de abençoar a casa de teu servo, a fim de permanecer para sempre diante de ti, pois tu, ó SENHOR, a abençoaste, e abençoada será para sempre.”

A revelação de Deus é progressiva e Deus é infinito, eterno, imensurável,...
Isso quer dizer que sempre haverá mais de Deus! SEMPRE!

Há pessoas que por incrível que pareça, se contentam com algo que viveram, alcançaram, com uma porta que lhe foi aberta, com uma honra que recebeu. Talvez esta característica de muitos que não conheçam a Deus se possa ver nos filmes ou novelas, em que tudo termina no “THE END”, na Festa do Casamento, na coroação ou premiação dos heróis, na conquista da batalha ou na morte do personagem principal... 

David, um homem segundo o coração de Deus, já tinha sido ungido e estava reinando sobre toda a nação de Israel; Morava num Palácio feito dos materiais mais nobres, tinha vencido seus piores inimigos, tinha sido confirmado por Deus como Rei de Israel, estava próspero, cheio de filhos e principalmente, ele tinha trazido para perto de si, numa visão profética, a Arca da Aliança que estava agora numa tenda que foi construída, para abrigar a Presença de Deus, que era exaltada, através dos sacerdotes que ininterruptamente davam adoração ao Nosso Deus. Era um bom momento para um “THE END”, mas, ainda têm mais, muito mais!

Uma Casa para Deus

David, cheio de gratidão a Deus, em conversa com Natan, revela o incomodo que tinha por ver a Arca da Presença de Deus, numa tenda enquanto ele estava ali num suntuoso Palácio. Era uma conversa e o Profeta incentiva a David, fazer tudo o que estava em seu coração.

No mesmo dia veio a Palavra de Deus a Natan, para que este fosse novamente falar com David e esta conversa de Deus com seu servo é uma aula muito extraordinária, pois a intimidade de Deus é para aqueles que o buscam.
Tu não edificarás casa para minha habitação

Deus sonda os nossos pensamentos e o nosso coração. Alguém pode então surpreender a Deus? É claro que não, mas, na expectativa que pessoas ajam segundo a Sua Vontade, segundo Seus propósitos eternos, há pessoas que permitem que o Verdadeiro Amor flua de seus corações, sem hipocrisia, mentiras, orgulho e vaidade.

David pensou em algo que jamais ninguém havia pensado. Ele foi além! E Deus por isso, faz promessas a David que jamais fizera a qualquer outro.

Você não pode ganhar de Mim! Eu te tirei de detrás da Malhada das ovelhas, e você quer me construir uma casa de Cedros? Ainda que fosse de Mármore, de Concreto, de Aço, de Ouro...rsss 

Eu, (disse O NOSSO DEUS), é que vou edificar uma CASA (UMA BEIT), para você.

A linguagem torna-se então espiritual, pois David, queria construir uma casa feita por mãos humanas para a Habitação de Deus, e semelhante ao que fez Jesus com a Mulher Samaritana e com Nicodemus, Deus passa a falar de coisas Eternas com David. 

Ali, a Primeira Profecia, confirmada através de Jacó que o Cetro permaneceria com Judá, até que viesse Shiló, começava a se delinear. Deus promete que será de David o Descendente que de fato EDIFICARIA CASA AO ETERNO.

Uma casa natural.
Uma casa espiritual.

É curioso que no texto de II Samuel, que difere muito pouco, do texto de I Crônicas, percebemos que Deus revela a David características que apontavam para Salomão, embora a promessa maior feita a David aponta claramente para JESUS. Veja:

II Sam. 7: 14 – “Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens”

“Se ele vier a transgredir?” Não, não estamos tratando aqui de Yeshua (Jesus).

“Esse me edificará casa; e eu estabelecerei o seu trono para sempre”e“Mas o confirmarei na minha casa e no meu reino para sempre, e o seu trono será estabelecido para sempre”

Uma das características mais conhecidas de quem estuda Profecia Bíblica é que numa Palavra Deus pode falar de algo que está ocorrendo naqueles dias próximos como um sinal do que se cumprirá depois de milênios. Uma profecia que se cumpre em parte para futuramente ter seu cumprimento cabal. Uma profecia que toca pessoas que viveram no meio do povo de Deus, mas, cujas vidas apontavam para Jesus, e o que Ele viveria.

Assim na Terra como nos Céus. A perspectiva de David do Reino de Deus, do Monte Santo do SENHOR, da Adoração Celestial, faz de David, um dos integrantes do grupo de pessoas como Moisés, Daniel, Paulo e João que viram O Mashiach (Cristo) Glorificado, que viram os Céus e que em sua humanidade, tentaram com o que conheciam, com os elementos que tinham reproduzir em móveis, roupas, palavras, explicações, o que Paulo desiste de tentar explicar, chamando de coisas “inefáveis”, ou seja, coisas que não podem ser expressas em nenhuma língua conhecida deste mundo.

Tudo isso, tão difícil de entender se torna tão simples em Jesus. Ele, VERDADEIRO DEUS, se fez verdadeiro homem e habitou entre nós.

As parábolas todas de Jesus, em sua simplicidade tão grande nos permitiu, entender de uma forma simples, a Grandiosidade e a Profundidade do Reino de Deus, Aquele que mediu os Céus com a palma de Suas Mãos.

Olhar um Homem segundo o coração de Deus, em seus anseios, em “insights”, discernimentos, pensamentos, perspectivas, meditações de seu coração, nos leva a compreender que o espírito do homem que é a Lâmpada de Deus, pode trazer revelações dos Céus, que podem passar desapercebidas pela maioria das pessoas, achando que são loucura, só mais uma ideia, só mais uma mania de alguém que não tem tantas responsabilidades assim para cuidar... rssssss

David, um homem segundo o coração de Deus, sonhou que a Habitação de Deus fosse entre os homens... Não é isso uma profecia? Não sempre foi este o Desejo de Deus?

Da mesma forma o Profeta Natan, sem nenhuma Profunda Revelação de Deus, sem nenhum arrepio, ou sapateio, contestou ao rei dizendo: “Faze segundo tudo o que está em teu coração, porque Deus é contigo”, também não parece uma frase que saiu fácil de seus lábios sem entender que era uma confirmação profética?

Quantas vezes o espírito do homem que é a Lâmpada de Deus, profere sinais, lança luz sobre trevas, aponta caminhos e achamos que foi só mais um comentário despretensioso, um jogar de conversa fora, quando O Deus que criou tudo pelo Poder da Palavra, pode nos estar dando a oportunidade de participar em nossa geração da expansão do Seu Reino? 

Para quem é espiritual, tudo é espiritual!

A CASA DE DAVID

David já tinha um bonito palácio, feito pelo rei dos Fenícios Hiram, e a Casa que Deus estava falando não poderia ser uma outra com ar condicionado, churrasqueira e piscina aquecida.
Tão pouco não falava apenas de seus descendentes segundo a carne, pessoas que poderiam fazer a Vontade de Deus, ou infelizmente não, padecendo então as consequências de seus pecados.

Deus falou com David, sobre O seu Descendente, a saber YESHUA HAMASHIACH, BEN DAVID. (Jesus Cristo, filho de David).


A história nos conta que por causa dos pecados de Salomão o Reino de Israel foi dividido em dois e também pelos pecados dos descendentes de David e do povo, o Reino do Norte foi destruído e as pessoas espalhadas pelas nações e tempos depois, até o Reino de Judah, teve a mesma sorte, e foi para o Cativeiro Babilônico, onde permaneceu por cerca de 70 anos, segundo as palavras do Profeta Jeremias.

Desde então que este cativeiro se iniciou até os dias de hoje, nunca mais um descendente de David, reinou em Israel. Houveram governantes, reis (macabeus, descendentes dos sacerdotes e da casa de Arão; Idumeus, como Herodes e seus filhos descendentes de Esaú), mas, nenhum dos Filhos de David, reinou nunca mais desde o cativeiro Babilônico.

Uma profecia apontava no entanto, que a Salvação que um dia alcançaria também os não judeus, se cumpria, quando fosse novamente levantado o “Tabernáculo caído de David”.

Do que será que trata tal profecia? 

Vamos esquadrinha-la?

(Amós 9: 11 a 15) – “Naquele dia, levantarei o tabernáculo caído de Davi, repararei as suas brechas; e, levantando-o das suas ruínas, restaurá-lo-ei como fora nos dias da antiguidade; para que possuam o restante de Edom e todas as nações que são chamadas pelo meu nome, diz o SENHOR, que faz estas coisas. Eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que o que lavra segue logo ao que ceifa, e o que pisa as uvas, ao que lança a semente; os montes destilarão mosto, e todos os outeiros se derreterão. Mudarei a sorte do meu povo de Israel; reedificarão as cidades assoladas e nelas habitarão, plantarão vinhas e beberão o seu vinho, farão pomares e lhes comerão o fruto. Plantá-los-ei na sua terra, e, dessa terra que lhes dei, já não serão arrancados, diz o SENHOR, teu Deus.”

Uma única vez esta profecia é citada no Novo Testamento (na Nova Aliança), e quem fez isso foi Tiago, irmão de Jesus, YAKOV BEN YOSSEF BEN DAVID (Tiago, filho de José, filho de David). Tiago, na figura de um Bispo, um Pastor, com visível autoridade espiritual, diante da discussão sobre o que fazer com os não judeus que agora estavam crendo em Yeshua, e até sendo batizados no mesmo Espírito Santo, no qual foram batizados os primeiros 120 em Jerusalém, o irmão do Mestre encerra a discussão, trazendo à Luz, a Profecia ora cumprida, que no momento em que Deus restaurasse o Tabernáculo caído de David, haveria um sinal do seu cumprimento para que todos pudessem se aperceber, e este sinal seria que até “NÃO JUDEUS”, passariam a servir o Deus de Abraão, de Isac e de Jacó.

(At. 15: 15 a 18) – “Conferem com isto as palavras dos profetas, como está escrito: Cumpridas estas coisas, voltarei e reedificarei o tabernáculo caído de Davi; e, levantando-o de suas ruínas, restaurá-lo-ei. Para que os demais homens busquem o Senhor, e também todos os gentios sobre os quais tem sido invocado o meu nome, diz o Senhor, que faz estas coisas conhecidas desde séculos.”

Yeshua, foi o ÚNICO descendente de David, que foi coroado Rei dos Judeus em Israel, depois da dispersão babilônica. Ele foi coroado, não com uma coroa cravejada de diamantes, toda feita de ouro, mas, com uma coroa de espinhos que lhe foi cravada em sua cabeça.

Sobre a rude cruz, estava uma placa que apontava o CRIME DO CONDENADO: JESUS NAZARENO, REI DOS JUDEUS – Escrito em Hebraico, Latim e Grego.

Tiago irmão de Jesus poderia muito bem dizer a todos: Meu pai José, (Yossef), deveria ser rei de Israel em seus dias com um descendente de David, mas, a honra que se perdeu da Casa de David, nosso pai, agora foi novamente restaurada, a saber, meu irmão: YESHUA (Jesus), com quem pessoalmente me encontrei depois de Sua Ressurreição dentre os mortos, é O Cumprimento da Promessa do Nosso Deus a David, nosso pai, de que O Seu Descendente Ergueria uma Casa ao Nosso Deus, e que a Casa de David, e o Seu Trono e o Reino, permaneceriam para Sempre...

Qual era o sinal de que isso ocorreria? ATÉ NÃO JUDEUS PASSARIA A SERVIR AO NOSSO DEUS...

Pois os não judeus nestes últimos Dois mil anos, são um sinal do cumprimento da Promessa de Deus ao Rei David, e da Profecia revelada através de Amós, que o Tabernáculo caído de David, outra vez seria levantado!

Será que o que David viu no Céu, será que aquilo que outrora intentou de manifestar na Terra o que viu nos Céus, não está agora sinalizado que será manifesto não apenas pelos sacerdotes e levitas e o povo de Israel, mas, sacerdotes de todas as nações que junto com os judeus, manifestarão nesta Terra o que há nos Céus Diante do Nosso Deus?

Novamente: “ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉUS?”

A linda, reverente, profunda, poética oração que David faz, me leva à simplicidade do seu coração diante da Grandiosidade de Deus, para (em minhas palavras), dizer a Deus:

“Pai, eu jamais pedi tais coisas ao SENHOR, nunca imaginei ou ousei pedir coisas semelhantes a estas que o SENHOR me disse. Mas, então, já que o SENHOR falou, Pai. Cumpre as tuas Palavras e manifesta as Tuas promessas!”

Mais simples ainda: “Pai, eu jamais pediria tais coisas, mas, já que o SENHOR, prometeu. Cumpre! Eu creio!”

“Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?...Que mais ainda te poderá dizer Davi acerca das honras feitas a teu servo?...Agora, pois, ó SENHOR, a palavra que disseste acerca de teu servo e acerca da sua casa, seja estabelecida para sempre; e faze como falaste.”

Deus já te fez promessas? Deus já usou Palavras proféticas para te abençoar e mostrar coisas que Ele planeja a teu respeito? Você concordou com Ele. Você tem feito na Terra coisas que Deus tem te mostrado, para que Sua Vontade seja feita aqui? Sim? Então faça!

Paulo de Tarso, apóstolo

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário