terça-feira, 15 de março de 2016

Série: "O Reino de Deus"- SEMENTES



Mar 4:11  “Ele lhes respondeu: A vós outros vos é dado conhecer o mistério do reino de Deus; mas, aos de fora, tudo se ensina por meio de parábolas,...”

Mar 4:30 a 32 – “Disse mais: A que assemelharemos o reino de Deus? Ou com que parábola o apresentaremos? É como um grão de mostarda, que, quando semeado, é a menor de todas as sementes sobre a terra; mas, uma vez semeada, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças e deita grandes ramos, a ponto de as aves do céu poderem aninhar-se à sua sombra.”

Mar 4:26 a 29  “Disse ainda: O reino de Deus é assim como se um homem lançasse a semente à terra; depois, dormisse e se levantasse, de noite e de dia, e a semente germinasse e crescesse, não sabendo ele como. A terra por si mesma frutifica: primeiro a erva, depois, a espiga, e, por fim, o grão cheio na espiga. E, quando o fruto já está maduro, logo se lhe mete a foice, porque é chegada a ceifa.”

Numa semente há uma árvore, há raízes, há muitos galhos, há flores, frutos, milhões de outras sementes e outras árvores, com muitos galhos, flores, frutos e bilhões e bilhões de outras sementes... tudo dentro de uma semente.

Que coisa há neste mundo a qual Jesus podia ver Semelhança com O Reino de Deus para que Ele pudesse mostrar, dar uma ideia a seus discípulos e através deles a nós todos...

Ele que criou junto do Pai, todos os seres humanos à Imagem e Semelhança de Deus, agora tinha tomado a forma dos homens. Deus conosco, O EMANUEL, ali, um homem, mostrando, ensinando para os homens, como é possível compreender algo tão elevado.

A semente da Mostarda, certamente há outras menores, mas, das que ali eles conheciam foi a que Jesus usou para exemplificar que as coisas de Deus, que O Reino dos Céus, imediatamente não atrai ou dá muitas expectativas a quem vê.
Pior, não adianta ter O Reino de Deus e toda a sua potencialidade, como citamos acima, de se transformar em uma árvore, com flores, folhas, frutos, etc.... A Semente jamais vai transformar-se na sua Real Capacidade se não for semeada, se não morrer, como Jesus fala da Semente do Trigo.

Quando falamos do Reino de Deus, de Sua Justiça, de suas leis, estamos falando de uma dimensão espiritual, de um Reino acima dos reinos deste mundo; de Leis que os maiores cientistas não conseguem decifrar; de mundos que os maiores pensadores, com seus 10% de capacidade mental jamais vão conseguir imaginar; que os orgulhosos desta Terra desprezarão, como alguém que desprezaria a menor de todas as sementes, e por isso, as coisas de Deus são dadas aos fracos, aos pobres, os menos inteligentes e capazes... Os ricos, inteligentes, fortes, entre o povo de Deus, às vezes se ofendem em ouvir algo assim, mas, algo motiva as pessoas simples e débeis a confiarem em Deus, e isso é justamente a sua fragilidade.

A Palavra de Deus nos mostra que Ele resiste aos soberbos, mas, aos mansos desta Terra, Ele faz conhecer os segredos do Seu Reino. Aos fracos, Ele se faz forte. Um Orgulhoso despreza os humildes começos, despreza as coisas débeis e frágeis, despreza A NECESSIDADE DE SEMEAR O POUCO.

Não basta ser tão pequeno, tão pouco, tão insignificante uma Semente de Mostarda? Ainda há que semeá-la? A Matemática não consegue reduzir esta Lei do Reino numa equação. Como perder para ganhar; dar para receber; servir para governar? Loucura? A Loucura de Deus é mais sábia que a sabedoria dos sábios!

Curioso é que Jesus não fala de coisas objetivas, como eu citei acima, como o resultado da semeadura. Coisas como a Planta adulta, flores, frutos.... Jesus fala sobre os grandes ramos e a sombra produzida pelo fruto da semeadura, que vai atrair aves dos céus para sua sombra... Há benefícios secundários, e digamos infinitos que se manifestarão por nossa semeadura no Reino, que nossa mente limitada não pode alcançar.

Quando Jesus fala da Parábola da Semente que semeada enquanto o homem dorme e levanta, de noite e de dia, nos remete à normalidade de nossa vida, do nosso cotidiano, que por tantas vezes achamos monótono ou rotineiro demais, porque não nos damos conta de que as coisas do Mundo Espiritual, concernentes ao Reino de Deus, estão se movendo, se formando, vindo à existência.

Quantas pessoas que servem a Deus e estão envolvidas em trabalhos burocráticos, estão morando em lugares que não parecem lhes conceder oportunidades, ou servem em ministérios, e se perguntam: Como alguma coisa extraordinária pode ocorrer comigo aqui, neste lugar, nesta família, com estas condições, com estas necessidades, com estas limitações, com este cotidiano....

As Parábolas apresentam a semelhança de coisas naturais às coisas concernentes ao Reino de Deus.
Assim como semeia-se na Terra uma semente, Sementes precisam ser semeadas no Reino de Deus, assim como a Terra produz por si mesma – ISSO É AUTOMÁTICO – Esta expressão “por si mesma” é a Palavra “AUTOMATOS” que quer dizer que produz, que trabalha, que age sem um impulso humano, há uma Lei física que naquele ambiente o que for semeado vai produzir.

Esta é uma figura do Mundo Espiritual e do Reino de Deus. Automaticamente o que for semeado, o que for entregue, apresentado, colocado na dimensão do Reino, POR SI SÓ, AUTOMATICAMENTE VAI CRESCER... Vai desenvolver-se! Há um trabalho feito em fé – A SEMEADURA.

Há uma perda! Há um desfalque, mas, se uma Semente é semeada na Terra, o processo que se inicia com uma atitude, vai ser correspondido com UM MILAGRE! De uma pequena semente uma grande hortaliça; de uma pequena semente uma grande árvore, com galhos, raízes, folhas, flores, frutos e milhões de outras sementes...

PRIMEIRO A ERVA, DEPOIS A ESPIGA E DEPOIS O GRÃO CHEIO NA ESPIGA.

Jesus usa a figura do Trigo para esta outra Parábola, e num texto muito conhecido, Jesus fala justamente sobre o Grão de Trigo, que se ele não morrer fica só:

João 12:24 “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.”

Quando uma semente germina, aquela casca que a envolve é quebrada, a capa da semente que a encapsulava agora é abandonada como um restolho sem importância. Haverá um dia em que deixaremos este Corpo Mortal, para que o que há dentro de nós possa manifestar-se.

1Co 15:36 a 49  “Insensato! O que semeias não nasce, se primeiro não morrer; e, quando semeias, não semeias o corpo que há de ser, mas o simples grão, como de trigo ou de qualquer outra semente. Mas Deus lhe dá corpo como lhe aprouve dar e a cada uma das sementes, o seu corpo apropriado... 42- Pois assim também é a ressurreição dos mortos. Semeia-se o corpo na corrupção, ressuscita na incorrupção. Semeia-se em desonra, ressuscita em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscita em poder. Semeia-se corpo natural, ressuscita corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, e sim o natural; depois, o espiritual. O primeiro homem, formado da terra, é terreno; o segundo homem é do céu. Como foi o primeiro homem, o terreno, tais são também os demais homens terrenos; e, como é o homem celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do que é terreno, devemos trazer também a imagem do celestial.”

O Processo de Deus, este processo SOBRENATURAL, já começou em nossas vidas desde o dia em que entregamos nossas vidas a Jesus. Quem quiser preservar sua vida – vai perde-la, mas, quem por Amor de Jesus, negar-se a si mesmo, entregar sua própria vida, este sim vai Achar a Vida Eterna.

A Semeadura é uma entrega, quando entregamos nossa vida a Jesus, há uma morte, há uma entrega, e é por isso que o Evangelho mentiroso é tão destrutivo, porque as pessoas não ouvem que precisam morrer, que precisam semear, que precisam abrir a mão, que precisam desistir de seus sonhos, por causa da PROMESSA DA COLHEITA.

Uma semente é linda, e quando ela germina é esquecida no meio da Terra que a envolverá e dela, daquela beleza não haverá mais lembrança. Alguém pode fazer um bonito arranjo num vaso, ou garrafa com sementes de inúmeras cores, ou ainda colares, ou ainda comer as sementes, mas, se as sementes forem plantadas e morrerem ela darão MUITO FRUTO...

Neste PROCESSO SOBRENATURAL todos querem ver logo o Fruto, mas, O MESMO DEUS que AUTOMATICAMENTE faz a Terra produzir, jamais rejeitará quem lhe procurar. Jamais vai deixar de fazer produzir aquele que Nele for semeado, mas, PRIMEIRO A ERVA...

Deus vai trabalhar de dentro para fora. Quem já ouviu o coraçãozinho de um bebê bater acelerado dentro do ventre, já nas primeiras semanas de gestação, aquele serzinho microscópico, indefeso, uma ervinha, uma plantinha, não pode imaginar que homem ou que mulher poderá tornar-se...

Deus sempre vai lidar primeiro com o nosso interior, vivificar o nosso espírito que estava morto por nossos pecados e delitos, e do nosso espírito, O Canal para O Sobrenatural de Deus manifestar-se em nossas vidas, tudo o que é Celestial fluirá em todas as áreas de nossas vidas...

DEPOIS A ESPIGA – A estrutura dos nossos pensamentos, nossa vontade, nossas ideias, nossa memória, nossos gostos, nossas expectativas, tudo está nesta estrutura criada por Deus, a nossa Alma, um grande campo de batalha dentro de nós, mas, que uma vez, entregue ao Nosso Deus, permitirá que se manifestem através de nós todos os bons frutos desejados pelo Senhor.

O Apóstolo João a saudar alguém escreve: “Que você seja próspero e tenha saúde, assim como é próspera a tua alma” – Muitas vezes não percebemos em nosso dia a dia, ao dormir e levantar que AUTOMATICAMENTE grandes transformações estão ocorrendo nas vidas daqueles que entregaram suas vidas a Jesus. Valores estão sendo trocados, a nossa vontade se alinha À Vontade do Senhor, e assim estamos sendo preparados para dar muito fruto...

Enfim O Grão Cheio na Espiga. O que todos buscam em Deus, quando se deparam em suas vidas, com incapacidades, impossibilidades, dificuldades, tristezas, decepções, não há quem tenha maior prazer em resolver e saciar, do que O Nosso Pai Celeste.... Mas, neste Processo que iniciou-se com a Semeadura, o fim será que muitos frutos serão vistos em nossas vidas, porém, sempre será de dentro para fora. Sempre do pequeno para o grande; sempre a Semeadura para vir depois a Colheita.

Um dia virá a Foice! Há quantos que preparados para se encontrarem com O Seu Criador dizem como Paulo: “o viver é Cristo e o morrer é lucro!”  Não há cristão verdadeiro que não espera ansiosamente a Vinda de Jesus para Reinar; mas, o que para nós é como o final de um filme onde se escreve “THE END”, o que virá com a Manifestação do Rei do Reino neste mundo é absolutamente inimaginável. E portanto, sigamos e prossigamos em conhecer O Nosso Deus e fiquemos atentos ante a Manifestação do Nosso Rei para Reinar, mas, enquanto esta Foice não vem, que possamos estar sempre prontos, para Semear tempos, sonhos, expectativas, desejos, paixões em Deus, pois como disse Jesus a Pedro:

Mar 10:29  - “Tornou Jesus: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou mãe, ou pai, ou filhos, ou campos por amor de mim e por amor do evangelho, que não receba, já no presente, cem vezes mais de casas, irmãos, irmãs, mães, filhos e campos, com perseguições; e, no mundo por vir, a vida eterna.



Ministério Pastoral,

Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário