terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Série: "O Fruto & os Dons do Espírito" - DISCERNIMENTO ESPIRITUAL


“...e pelo mesmo Espírito,... a outro o Dom de Discernir espíritos” - (1Co 12: 9 e 10)



O OLFATO ESPIRITUAL

Os dons do Espírito podem muito bem ser comparados aos sentidos de nosso corpo, já que operam pelo falar (variedade de línguas, profecia); ver (palavra de sabedoria, palavra de conhecimento), pelo ouvir (fé, interpretação de línguas), pelo tato “imporão as mãos sobre os enfermos...” (curas, operação de milagres), e o discernimento de espírito que opera de forma similar ao nosso olfato.

Você conhece muito bem a sensação prazerosa de sentir um bom perfume, ou sentir o cheiro gostoso de alimentos sendo preparados, ou coisas que não sabemos bem definir como Cheiro de Terra molhada (que geralmente chamamos de Cheiro de Chuva)... Da mesma forma que percebemos pelo olfato o cheiro agradável de determinadas coisas, e nos alegramos por esta experiência, podemos pelo Espírito Santo discernir a Presença de Deus, que determinada pessoa está cheia do Espírito Santo, e que alguma atitude ou palavra que possa vir de alguém realmente é da parte de Deus, pela sensação boa e indiscutível de que vem da parte de Deus.

Da mesma maneira, nós também sentimos o mal cheiro do lixo, de alguma coisa que está estragada; de um lugar que está precisando de limpeza, de alguém que está sujo e precisa limpar-se.... O Discernimento de espíritos, como nosso olfato, percebe não apenas o que é bom, mas, o que é ruim também, e através Dele, podemos discernir se algo vem da parte de Deus ou não; Se alguém fala da parte de Deus, ou não; Se alguém está falando a verdade ou não; se estamos sendo enganados ou não.

Em muitas situações na vida de Jesus, a Palavra mostra que Ele discernia a intenção e os pensamentos das pessoas, como no caso da mulher pecadora que entrou onde Jesus estava, e passou a chorar e a beijar seus pés, e a enxuga-los com seus cabelos. Alguns homens ali, diziam em seus pensamentos: Se ele fosse da parte de Deus, saberia que tipo de mulher é esta.

Jesus lhes ensina que quem é muito perdoado, ama muito. E então Jesus, pode demonstrar que tanto conhecia, discernia o coração daquela mulher que realmente tinha errado em muitas coisas em sua vida, mas, queria mudar de vida e estava arrependida, e o coração dos homens que ali estavam e que apenas queriam pegar Jesus num ou noutro erro.

Pedro discerniu que Ananias e Safira, mentiram ao Espírito Santo, quando disseram que venderam determinada propriedade por um preço, e na verdade venderam por um outro maior, para que aparentassem ser pessoas que como muitos, estavam dando tudo o que possuíam para Deus, muito embora deram apenas parte, confiando que se houvesse alguma necessidade ainda teriam recursos, para serem supridos. Eles mentem para Pedro que discerne o coração de ambos, que caem mortos, como um juízo de Deus, por este pecado que cometeram. Pedro discerne o coração de ambos.

“Ela, seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: São servos do Deus Altíssimo estes homens que vos anunciam um caminho de salvação. E fazia isto por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou- se e disse ao espírito: Eu te ordeno em nome de Jesus Cristo que saias dela. E na mesma hora saiu.” (Ats 16:17-18)

Paulo discerne que o espírito que estava naquela mulher não vinha da parte de Deus, e embora ela falasse coisas boas a respeito deles, estava possuída por um espírito de adivinhação. Nunca saberemos o que o orgulho e a falsa segurança que aquelas declarações poderiam trazer ao coração deles poderia ter gerado, mas, pela Misericórdia de Deus e pelo Poder do Espírito Santo, Paulo discerniu e repreendeu aquele demônio.

Ministério Profético

É um dom do Espírito que você vê muito em operação no Corpo de Cristo, muitas vezes as pessoas fluem neste dom, sem sequer se aperceberem disto, mas, se há um ministério que flui de uma forma intensa neste dom é o Ministério Profético. O ministério chamado por Deus para confrontar e para apontar o Caminho para Deus que é o Caminho da Santidade, da Verdade e da Pureza.

Todos os membros do Corpo de Cristo podem fluir neste Dom, pois os Dons, como já falamos, são do Espírito Santo, e Ele se manifestará e nos usará segundo a Sua Vontade, para a Glória do Nome de Jesus.

Ore e peça ao Pai, um fluir intenso deste Dom tão importante, e preste atenção. Compartilhe com pessoas mais maduras, sua impressão a respeito de coisas e pessoas e se você for corrigido, ou não houver concordância sobre determinada coisa, jamais fique entristecido. Creia que Deus, o está treinando para coisas muito grandes, e é de fundamental importância que você aprenda  e flua neste Dom do Espírito de Deus.


MINISTÉRIO PASTORAL

IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Um comentário:

  1. As vezes sinto um cheiro de salompa em gel perto de mim e expulso esse demônio que tem esse cheiro em Nome do Senhor Jesus Cristo. Amém e depois de uns minutos some e passando algumas semanas volta e expulso em Nome de Jesus Cristo Amém. Quero saber o que significa?

    ResponderExcluir