quarta-feira, 5 de junho de 2013

Série: Do Egito para Jerusalém: "A NUVEM, A ARCA E A PRESENÇA DE DEUS"


A NUVEM, A ARCA E A PRESENÇA DE DEUS

No dia em que foi levantado o tabernáculo, a nuvem cobriu o tabernáculo, isto é, a própria tenda do testemunho; e desde a tarde até pela manhã havia sobre o tabernáculo uma aparência de fogo. Assim acontecia de contínuo: a nuvem o cobria, e de noite havia aparência de fogo. Mas sempre que a nuvem se alçava de sobre a tenda, os filhos de Israel partiam; e no lugar em que a nuvem parava, ali os filhos de Israel se acampavam. ë ordem do Senhor os filhos de Israel partiam, e à ordem do Senhor se acampavam; por todos os dias em que a nuvem parava sobre o tabernáculo eles ficavam acampados. (Num 9:15-18)

Assim partiram do monte do Senhor caminho de três dias; e a arca do pacto do Senhor ia adiante deles, para lhes buscar lugar de descanso. E a nuvem do Senhor ia sobre eles de dia, quando partiam do arraial. Quando, pois, a arca partia, dizia Moisés: Levanta-te, Senhor, e dissipados sejam os teus inimigos, e fujam diante de ti os que te odeiam. E, quando ela pousava, dizia: Volta, ó Senhor, para os muitos milhares de Israel. (Num 10:33-36)

Escravos clamam a Deus, pela dureza de suas vidas. Escravos pedem força para suportar a dor, escravos comem, bebem, dormem, geram filhos, mas, estão sob o jugo dos seus senhores. A vida não lhes pertence, pertence à quem os domina.

O homem é um ser extremamente adaptável, e acaba por suportar coisas incríveis, até a escravidão. É certo que os sonhos, a esperança de que um dia tudo isso vai mudar, acabar, que o cativeiro será quebrado, é uma mola propulsora para que suportem mais um dia. Para que se levantem de manhã e para que consigam dormir às noites, mas, o fato de serem escravos os leva a acreditar que o dia será tão difícil como o que passou; que a noite será tão curta como a que se foi. A esperança não é para hoje por certo é para daqui há muitos dias, quem sabe na época de seus descendentes... Talvez a morte lhe seja um prêmio, já que a vida é a rotina, de um... escravo...

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” (Jo 8:36)

 Mas, agora, somos livres! O povo de Israel foi liberto, do Egito foram sacados para a Terra Prometida, mas, O Egito precisava ser sacado deles e hoje de nós. O coração de escravo, precisa se converter a um coração de Filho, de Amigo de Deus, de Verdadeiramente Livre!

Depois da construção do Santuário para que Deus habitasse no meio de seu povo, a Nuvem da Presença de Deus, se levantava de sobre O Santo dos Santos onde repousava a Arca da Aliança, e a Nuvem guiava o povo em suas peregrinações, rumo à Terra Prometida.

A Anan Kodesh (A Nuvem Santa), a SHECHINÁ (lê-se: Sherriná – A Nuvem da Glória de Deus), são manifestações do Espírito Santo sobre o povo de Deus.
Lá no Santuário repousava a Arca da Aliança, que continha um Pote de Maná (O Pão do Céu); a Vara de Arão que florescera (símbolo da Ressurreição); e as Tábuas da Lei, símbolo da Palavra de Deus. Os três elementos símbolos de Jesus Cristo.

Ele é O Pão que veio do Céu
Porque o pão de Deus é aquele que desce do céu e dá vida ao mundo. Disseram-lhe, pois: Senhor, dá-nos sempre desse pão. Declarou-lhes Jesus. Eu sou o pão da vida; aquele que vem a mim, de modo algum terá fome, e quem crê em mim jamais tará sede. (Joh 6:33-35)

Ele é a Ressurreição e a Vida
Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que morra, viverá; (Joh 11:25)

Ele é a Palavra que se fez carne
No princípio era o PALAVRA, e o PALAVRA estava com Deus, e o PALAVRA era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. (Joh 1:1-3)... E o PALAVRA se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai. (Joh 1:14)

Hoje quem contém estas coisas todas somos nós povo de Deus, pois Jesus através do Seu Espírito habita em nossos corações.

A Nuvem quando se movia, quando se levantava de sobre O Santuário, onde estava a Arca, o fazia para guiar o povo mais para perto da Terra da Promessa. As pessoas não sabiam para onde estavam sendo levadas, onde dormiriam a próxima noite, mas, estavam certas, estavam sendo guiadas por Aquele que as tirou da escravidão!

A expectativa de ser Filho de Deus, de ser livre, é que guiados por Deus, o caminho e o próximo lugar do nosso repouso, será de bênção, será de transformação, será de paz, será diferente do que foi ontem. Não sabemos como será e nem aonde será, mas, como um filho que segura na forte mão de um pai, assim somos conduzidos por Deus, para as promessas que Ele tem reservado para nós.

Jesus disse: “Se vocês que são maus, se um filho lhe pedir um pão, ninguém lhe dará uma pedra; ou se pedir um peixe, ninguém lhe dará uma serpente... Quanto mais o Vosso Pai, que está nos Céus...” Aleluia!

Onde Jesus está, ali a PAZ, Ele é O Príncipe da Paz; ali há provisão, Ele é o nosso Sustentador; ali há direção, Ele é O Caminho.

A Presença de Deus, está junto com aqueles que o recebem como seu Único e Suficiente Salvador. A Presença de Deus está com aqueles que clamaram a Deus, e que por fé atravessaram “O Mar Vermelho”, símbolo da divisa entre o passado de escravidão no pecado, para a Liberdade de uma vida sob a DIREÇÃO DE DEUS.

Pra onde vamos hoje ABA (Papai)? Boa pergunta para todos os que acordam cedo e percebem que estão vivos! Se o dia de ontem foi difícil, hoje eu poderei viver o EXTRAORDINÁRIO, porque TU ESTÁS COMIGO, E A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM!

A benignidade do Senhor jamais acaba, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. (Lam 3:22-23)

Quando a Nuvem se levantava de sobre a Arca, as Misericórdias renovadas de Deus por amor de seu povo, eram a garantia de que as lutas, as dificuldades que passamos é por que nos afastamos de Deus em alguma situação. Porque fomos rebeldes, tardios em lhe obedecer, mas, não somos escravos, somos FILHOS, e O ABA, nos diz... Vamos filhos, levantem-se para viver o que jamais imaginaram.

Ainda mesmo quando eles fizeram para si um bezerro de fundição, e disseram: Este é o teu Deus, que te tirou do Egito, e cometeram grandes blasfêmias, todavia tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os abandonaste no deserto. A coluna de nuvem não se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir. (Neh 9:18-19)

Lá atrás, sabíamos que tudo ia ser difícil, hoje sabemos que O ABA, está indo à nossa frente... Siga-o!

Hoje, quando for dormir, que o meditar do seu coração que as últimas palavras de sua boca sejam agradáveis a Deus... Que você diga como Moisés dizia: VOLTA ABA, para os Milhares e milhares do teu povo... Em paz me deito e logo pego no sono, porque É O Senhor que nos faz repousar em segurança... (Sl. 4:8)

E quando você acordar amanhã cedo, diga: Levanta-te ABA! Dissipados sejam os teus inimigos e fujam da tua Presença, os que te odeiam! E então siga-o!

Não olhe nem para a Direita e nem para a esquerda... Siga a direção de Deus! Não viva a rotina de um escravo, viva a liberdade de um Filho do Deus Altíssimo!


Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele.
(Sl. 118:24)


Que nunca a Sua Presença
se afaste da tua vida!



Paulo de Tarso, Apóstolo

Nenhum comentário:

Postar um comentário