quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maraviilhosa - Mãos Consagradas



MÃOS CONSAGRADAS


 “... Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.” (Romanos 6:19)

Na Bíblia há muitos sentidos para mãos, mas, o principal é: Manifestar ou Realizar a Vontade.
Mãos falam de Autoridade, Responsabilidade, Poder, Força, Liberar e Receber

Liberar e Receber

Sete semanas contarás; quando a foice começar na seara, entrarás a contar as sete semanas.  E celebrarás a Festa das Semanas ao SENHOR, teu Deus, com ofertas voluntárias da tua mão, segundo o SENHOR, teu Deus, te houver abençoado.  Alegrar-te-ás perante o SENHOR, teu Deus, tu, e o teu filho, e a tua filha, e o teu servo, e a tua serva, e o levita que está dentro da tua cidade, e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva que estão no meio de ti, no lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome.  Lembrar-te-ás de que foste servo no Egito, e guardarás estes estatutos, e os cumprirás.” (Deuteronômio 16:9-12)

“ Ao entrares na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, ao possuí-la e nela habitares,  tomarás das primícias de todos os frutos do solo que recolheres da terra que te dá o SENHOR, teu Deus, e as porás num cesto, e irás ao lugar que o SENHOR, teu Deus, escolher para ali fazer habitar o seu nome.  Virás ao que, naqueles dias, for sacerdote e lhe dirás: Hoje, declaro ao SENHOR, teu Deus, que entrei na terra que o SENHOR, sob juramento, prometeu dar a nossos pais.  O sacerdote tomará o cesto da tua mão e o porá diante do altar do SENHOR, teu Deus.” (Deuteronômio 26:1-4)

Um dos princípios de Conquista de tudo o que realmente Deus sonhou em nos entregar, só realmente será nosso, quando POSSUIRMOS A TERRA. A Terra Promentida, representa a Nova Vida que ganhamos através do Sacrifício de Jesus Cristo, e então se diz: “AO ENTRARES NA TERRA”.

Entrar na Terra, pode simbolizar, a Noite de Núpcias de um jovem casal, o primeiro dia de um novo emprego, a primeira pregação de um jovem ministro, o primeiro dia na faculdade, o nascimento do primeiro filho, a conclusão do primeiro contrato, a compra do primeiro imóvel, ou do primeiro carro, a primeira viagem sem os pais, a primeira viagem internacional... Quando o Teu Sonho se transformar em Realidade, quando o que Deus sonhou para ti te for entregue NAS TUAS MÃOS, você deve lembrar-se de Deus, e SEGUNDO O QUE HOUVER TE ABENÇOADO, você deve dar a ELE!

Os sacerdotes tomarão das NOSSAS MÃOS, as primícias, e a porão DIANTE DO ALTAR DE DEUS.

Isso não tem haver com dinheiro ou com quantidade, mas, com DEVOÇÃO, COM ADORAÇÃO, COM GRATIDÃO, COM AMOR, COM SÊLO.
Há uma grande confusão, sobre a questão das primícias, e hoje em dia se criam fórmulas para tentar se ajustar em quantidade, ou valores, o que deve ser entendido por AMOR, e Amor por mais que brinquemos com nossos filhos dizendo: Meu amor por você é maior que uma montanha, e ele diga, e o meu por você é maior do que o mar; e você lhe diga que o seu por ele é infinito, e ele ganhe com a expressão do “BUZZ LIGHTEER” (famoso desenho das novas gerações) dizendo: Te amo “AO INFINITO E ALÉM!!!!”, Amor não é MENSURÁVEL. O Amor é uma pessoa, e esta pessoa é INFINITA – É DEUS.

Quando Deus estabelece o sistema de dízimos em Israel, não estabelece ali, uma regra rígida, onde é louvável, por tua fidelidade você contar os centavos, para ser “FIEL NO POUCO”, mas, ali, é dado ao povo um ponto de partida. Os dízimos são uma representação do todo.

Quando consagramos nossos dízimos ao Senhor, estamos dizendo que tudo o que é nosso pertence a Ele, porque o número 10 na Bíblia, representa a TOTALIDADE.
Quando a Igreja de Cristo nasceu, ninguém tinha por seu coisa alguma, e muitos vendendo suas propriedades, vinham e traziam e depositavam tudo aos pés dos Apóstolos.... Bem, a questão dos pés tratamos outro dia... Porém, A Liberalidade, não é um sinônimo de irresponsabilidade, pelo contrário, mas, é um dos requisitos da FÉ. Pois saber que há uma Fonte que jorra pra Vida Eterna, e desta Fonte, nos tornamos uma Comporta, quanto mais vazão, maior fluidez... Quanto mais você abençoar, mais será abençoado.

Deus estabelece os Sacerdotes, para representá-lo diante dos homens e também para representar os homens diante de Deus.
As mãos que se levantam para abençoar-nos, são as mãos que tomarão das nossas as Primícias, conforme as BÊNÇÃOS que O Nosso Deus nos der nesta Terra, que Ele nos prometeu e que nos entregou.

“ Os sacerdotes terão uma herança; eu sou a sua herança. Não lhes dareis possessão em Israel; eu sou a sua possessão.  A oferta de manjares, e a oferta pelo pecado, e a pela culpa eles comerão; e toda coisa consagrada em Israel será deles.  O melhor de todos os primeiros frutos de toda espécie e toda oferta serão dos sacerdotes; também as primeiras das vossas massas dareis ao sacerdote, para que faça repousar a bênção sobre a vossa casa.  Não comerão os sacerdotes coisa alguma que de si mesma haja morrido ou tenha sido dilacerada de aves e de animais.” (Ezequiel 44:28-31)

PRINCIPAIS FUNÇÕES DAS MÃOS

Comprometer-se diante de Deus:
“Mas Abrão lhe respondeu: Levanto a mão ao SENHOR, o Deus Altíssimo, o que possui os céus e a terra,  e juro que nada tomarei de tudo o que te pertence, nem um fio, nem uma correia de sandália, para que não digas: Eu enriqueci a Abrão;” (Gênesis 14:22-23)
Quando num Leilão alguém levanta a mão, ou uma plaquinha, está dizendo: Eu me comprometo a honrar o lance maior do que tudo o que foi oferecido até agora. Porque isso? Porque as mãos manifestam a VONTADE do homem, e se a falta de compromisso, ou a desonra de um compromisso, gera conseqüências diante dos homens, lembre-se que um dia você LEVANTOU A MÃO, para dizer: “Eu quero entregar a minha vida, NAS MÃOS de Deus.

Invocar a Presença de Deus:

“Ouve-me as vozes súplices, quando a ti clamar por socorro, quando erguer as mãos para o teu santuário.” (Salmos 28:2)

“toda oração e súplica, que qualquer homem ou todo o teu povo de Israel fizer, conhecendo cada um a sua própria chaga e a sua dor, e estendendo as mãos para o rumo desta casa, ouve tu dos céus, lugar da tua habitação, perdoa e dá a cada um segundo todos os seus caminhos, já que lhe conheces o coração, porque tu, só tu, és conhecedor do coração dos filhos dos homens;” (2 Crônicas 6:29-30)

Com as mãos erguidas, manifestamos um pedido de Socorro, damos adeus a alguém, nos tornamos visíveis de longe, tudo porque estamos exteriorizando o que há em nosso coração da forma mais efetiva. Podemos falar muitas coisas, mas, as nossas AÇÕES, vão realmente mostrar quem somos e o que pensamos, e por isso, quando há desespero, quando há necessidade, quando alguém necessita desesperadamente de Deus, torna VISÍVEL, CHAMA A ATENÇÃO PARA ISSO, DESTACA-SE: Movendo as mãos, Invocando – DANDO O MAIOR GRITO que um ser humano possa dar. É O GRITO DA AÇÃO, É A MANIFESTAÇÃO DA VONTADE, DA FÉ PRÁTICA! Deus eu te quero, não há solução em nenhum outro; Deus eu estou aqui; Deus olha para mim; Deus sou eu...

Para Substituição e Transferência:
Um dos princípios elementares do Doutrina de Cristo, é a questão da IMPOSIÇÃO DAS MÃOS. Quando alguém impõe as mãos sobre outra pessoa, está na posição de liberar o que está dentro dela. Porque as mãos expressam a Vontade de alguém. São as mãos então, um canal para a liberação do espírito que está nela.
Deus nos adverte ter cuidado de impor mãos preciptadamente sobre alguém, porque se você o AVALIZA com suas mãos, os erros que esta pessoas cometer serão de sua responsabilidade também.
Da mesma forma, quando alguém põe a Mão sobre nossa cabeça, só o faz sob nosso consentimento, e quando isso ocorre, estamos dizendo: Eu me submeto à Vontade de Tuas Mãos, e se esta pessoa, não tiver uma íntima relação com Deus, e A VERDADEIRA VONTADE de servi-lo, teremos problemas bem sérios...
Através das nossas mãos, transferimos o espírito que está em nós...

“Farás chegar o novilho diante da tenda da congregação, e Arão e seus filhos porão as mãos sobre a cabeça dele.  Imolarás o novilho perante o SENHOR, à porta da tenda da congregação.” (Êx. 29:10-11 )

Para Transferir Autoridade, Habilidade e Unção para tarefa específica: “E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Saulo para a obra a que os tenho chamado.  Então, jejuando, e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram.” (Atos 13:2-3)

*****ADVERTÊNCIA***** Não impor as mãos preciptadamente: A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.” (1 Timóteo 5:22)

Curar: “ pegarão em serpentes; e, se alguma coisa mortífera beberem, não lhes fará mal; se impuserem as mãos sobre enfermos, eles ficarão curados.” (Marcos 16:18)

Abençoar: “ Depois, Arão levantou as mãos para o povo e o abençoou; e desceu, havendo feito a oferta pelo pecado, e o holocausto, e a oferta pacífica.  Então, entraram Moisés e Arão na tenda da congregação; e, saindo, abençoaram o povo; e a glória do SENHOR apareceu a todo o povo.  E eis que, saindo fogo de diante do SENHOR, consumiu o holocausto e a gordura sobre o altar; o que vendo o povo, jubilou e prostrou-se sobre o rosto.” (Levítico 9:22-24)

“Disse o SENHOR a Moisés:  Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:  O SENHOR te abençoe e te guarde;  o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;  o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.” (Números 6:22-26)
YEVARECHECHÁ...

LIMPE AS SUAS MÃOS
  Quem subirá ao monte do SENHOR? Quem há de permanecer no seu santo lugar?  O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente.  Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação.” (Salmos 24:3-5 RA)

Mão do traidor: “ Todavia, a mão do traidor está comigo à mesa.” (Lucas 22:21 RA)

Mão do que espalha: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.” (Mateus 12:30 RA)

Mão sem habilitação para tocar: “ Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de Deus e a segurou, porque os bois tropeçaram, então, a ira do SENHOR se acendeu contra Uzá, e Deus o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de Deus.” (2 Samuel 6:6-7 RA)

Mãos profanas (ira e animosidade): “ Quero, portanto, que os varões orem em todo lugar, levantando mãos santas, sem ira e sem animosidade.” (1 Timóteo 2:8 RA)

O que fazer?
1ª Opção: Corta tua Mão e lança-a fora!: “ E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te convém que se perca um dos teus membros, e não vá todo o teu corpo para o inferno.” (Mateus 5:30)
Submeta-se à Vontade de Deus. Seja feita a Vontade Dele, assim na tua vida, como nos Céus. Você se abstém de fazer a Tua Vontade, a Manifestação das obras das tuas mãos, para que se Manifeste a Vontade Dele, através das OBRAS DAS MÃOS DO CRIADOR. Quem são estas obras? Eu e você!
Uma Opção Melhor ainda: Purificai as mãos: “ Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros. Purificai as mãos, pecadores; e vós que sois de ânimo dobre, limpai o coração.  Afligi-vos, lamentai e chorai. Converta-se o vosso riso em pranto, e a vossa alegria, em tristeza.  Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará.” (Tiago 4:8-10)

Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte,” (1 Pedro 5:6)

 A MÃO DE DEUS

“ Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo.” (Hebreus 10:31 RA)

“ Então, disse Davi a Gade: Estou em grande angústia; porém caiamos nas mãos do SENHOR, porque muitas são as suas misericórdias; mas, nas mãos dos homens, não caia eu.” (2 Samuel 24:14 RA)

Ele completará a Boa obra: “ Mas agora, ó SENHOR, tu és nosso Pai, nós somos o barro, e tu, o nosso oleiro; e todos nós, obra das tuas mãos (REALIZAÇÕES DA SUA VONTADE).” (Isaías 64:8 RA)

O ESPÍRITO SANTO:

A mão do SENHOR veio sobre mim, e ele me disse: Levanta-te e sai para o vale, onde falarei contigo.” (Ezequiel 3:22)

“ No sexto ano, no sexto mês, aos cinco dias do mês, estando eu sentado em minha casa, e os anciãos de Judá, assentados diante de mim, sucedeu que ali a mão do SENHOR Deus caiu sobre mim.” (Ezequiel 8:1)

“ Então, o Espírito me levantou e me levou; eu fui amargurado na excitação do meu espírito; mas a mão do SENHOR se fez muito forte sobre mim.” (Ezequiel 3:14)


Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário