terça-feira, 30 de outubro de 2012

Série: Uma Casa Grande e Maravilhosa - Boca - Faremos e Obedeceremos



BOCA – FAREMOS E OBEDECEREMOS

“... Assim como oferecestes os vossos membros para a escravidão da impureza e da maldade para a maldade, assim oferecei, agora, os vossos membros para servirem à justiça para a santificação.” (Romanos 6:19 RA)

Além de ser responsável pelo órgão da fala, logo, um das principais portas para comunicação, a Boca na Bíblia, assim como a língua, falam de Criar, trazer à existência, abençoar, bendizer, amaldiçoar, maldizer, comer e beber. Traz à tona, manifesta externamente o caráter e da índole.

DEUS FALA

 “ Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gênesis 1:3)

“ Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas,  nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.  Ele, que é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder, ... ” (Hebreus 1:1-3)

“ Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei;  de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção!  Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:1-3)

“ Vi o céu aberto, e eis um cavalo branco. O seu cavaleiro se chama Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça.  Os seus olhos são chama de fogo; na sua cabeça, há muitos diademas; tem um nome escrito que ninguém conhece, senão ele mesmo.  Está vestido com um manto tinto de sangue, e o seu nome se chama o Verbo de Deus;  e seguiam-no os exércitos que há no céu, montando cavalos brancos, com vestiduras de linho finíssimo, branco e puro.  Sai da sua boca uma espada afiada, para com ela ferir as nações; e ele mesmo as regerá com cetro de ferro e, pessoalmente, pisa o lagar do vinho do furor da ira do Deus Todo-Poderoso.  Tem no seu manto e na sua coxa um nome inscrito: REI DOS REIS E SENHOR DOS SENHORES...” (Apocalipse 19:11-15)

“Se quiserdes e me ouvirdes, comereis o melhor desta terra.  Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada; porque a boca do SENHOR o disse.” (Isaías 1:19-20)


O Poder que há na nossa boca

“ Porém que se diz? A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração; isto é, a palavra da fé que pregamos.  Se, com a tua boca, confessares Jesus como Senhor e, em teu coração, creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.  Porque com o coração se crê para justiça e com a boca se confessa a respeito da salvação.” (Romanos 10:8-10)

Da mesma maneira que através da Palavra falada, Deus criou tudo o que existe, é através da manifestação da boca do homem, que ele pode ser salvo. A Invocação do Nome de Jesus, A Declaração de Fé, e de total dependência de Deus, manifestam (exteriorizam), a fé que encheu o Coração de uma pessoa, e é através desta declaração, que a Salvação há de ser confirmada sobre a vida de alguém.
O coração humano, só Deus pode conhecer, e por isso a exteriorização através das Palavras, ou atitudes, vão manifestar, tornar público um sentimento para o mundo visível e também para o invisível, do que cremos, pensamos e querermos.

“ A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.” (Provérbios 18:21)
Se as palavras são para a vida, nós comeremos vida. Se as palavras são para a morte este é o fruto que nós mesmo comeremos.

“ A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1)

“ Alguém há cuja tagarelice é como pontas de espada, mas a língua dos sábios é medicina (cura, remédio).” (Provérbios 12:18)

Momentos de grande turbulência emocional; momentos de brigas, de discussões, de debates acalorados, são verdadeiras ciladas para o ser humano, porque além do que se vê, da raiva que se sente, o mundo das trevas está em ação, para que maridos amaldiçoem suas esposas, para que pais, amaldiçoem filhos, para que esposas firam seus maridos, para que amigos destruam amizades, para que pessoas constranjam outras pessoas, enfim, a falta de reflexão do que se há de falar, a forte emoção podem por vezes não exteriorizar um sentimento verdadeiro, mas, um impulso (diabólico) que porque passou pela nossa mente, logo foi cuspido, trazendo feridas muitas vezes difíceis de serem curadas, porque foram feitas em quem não esperava tamanho golpe de alguém tão próximo.

O PODER “DE DIZER NÃO” - QUEM CALA CONSENTE - “ Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” (Gênesis 3:6 RA)
Da mesma maneira que muitas vezes falamos coisas terríveis em momentos de discussões e brigas, somos muitas vezes pressionados a tomar decisões, sem chances de uma boa reflexão e então abrimos nossas bocas, ou simplesmente consentimos, e não falamos um SONORO: NÃO, que nos libertaria de uma grande tribulação.

Tente, não requer prática e tão pouco experiência: DIGA, VAMOS LÁ!
 N Ã OOOOOOOOOOOOOOOOOO!

COLOCAMOS O NOME DE DEUS SOBRE O POVO

“Disse o SENHOR a Moisés:  Fala a Arão e a seus filhos, dizendo: Assim abençoareis os filhos de Israel e dir-lhes-eis:  O SENHOR te abençoe e te guarde;  o SENHOR faça resplandecer o rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti;  o SENHOR sobre ti levante o rosto e te dê a paz.  Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.” (Números 6:22-27)

Nossa boca usada para o mal

“ Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo.  Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo.  Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro.  Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.  Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas. Vede como uma fagulha põe em brasas tão grande selva!  Ora, a língua é fogo; é mundo de iniqüidade; a língua está situada entre os membros de nosso corpo, e contamina o corpo inteiro, e não só põe em chamas toda a carreira da existência humana, como também é posta ela mesma em chamas pelo inferno.  Pois toda espécie de feras, de aves, de répteis e de seres marinhos se doma e tem sido domada pelo gênero humano;  a língua, porém, nenhum dos homens é capaz de domar; é mal incontido, carregado de veneno mortífero.  Com ela, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus.  De uma só boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não é conveniente que estas coisas sejam assim.  Acaso, pode a fonte jorrar do mesmo lugar o que é doce e o que é amargoso?  Acaso, meus irmãos, pode a figueira produzir azeitonas ou a videira, figos? Tampouco fonte de água salgada pode dar água doce.” (Tiago 3:1-12 RA)

Infelizmente, não somos a primeira geração a sofrer com os problemas da língua desenfreada. Desde sempre o homem tem sofrido o mesmo mal. Nestas gerações todas de experiências precisamos nós tomarmos lição: Temos que subjugar nossa língua!

Nós somos chamados para ABENÇOAR!!!!!!!

Maldições (o falar mal), que se voltam contra nós
- Líderes espirituais; servos de Deus; povo judeu. Falar mal, lançar palavras de juízo, sobre pessoas que servem a Deus e possuem Aliança com Ele. Falar mal, do povo judeu, descendentes de Abraão, é a porta para uma sentença que a maioria das pessoas ignora, ou desconsidera, mas, relacionar-se com este tipo de pessoa, permite tanto a nossa bênção, quanto nos precipita sermos cativos, pelo que falamos e pela maneira com que agimos... Porque? Por causa do Amor e do Zelo de Deus, pelo seu povo e pelos seus sacerdotes: “Não toqueis nos meus ungidos.” (Sl. 105:15)

Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gen: 1:3)

Mical contra Davi; Miriam e Arão contra Moisés

Há estas duas situações desconcertantes na Bíblia, quando Mical, mulher de David, o repreende, por ele ter dançado diante de Deus, aos olhos de todo Israel, tão freneticamente que suas roupas foram caindo, e ele não se importava, mas, apenas continuava a alegrar-se diante de Deus.
É muito comum, hoje em dia, julgar certas manifestações de pessoas, adoradores, líderes quando estão diante de Deus, em adoração, ou quando estão entregues ao Espírito Santo, absolutamente desprotegidos, de conceitos humanos e de medo do que há de julgar os olhos humanos. Deus, Ele mesmo vai zelar pelos que realmente estão diante Dele, com total rendição. É melhor calar-se, do que achando que está falando algo certo, estar amaldiçoando, quem Deus abençoou. Mical ficou estéril, quantas pessoas podem ter as suas vidas absolutamente estagnadas, sem frutos, por palavras malditas, mal pensadas, mal faladas, de servos de Deus, adoradores, líderes espirituais, que estavam diante da Face de Deus, naquele justo momento, em que o próprio Deus, é o Escudo e o Esconderijo deles...

Da mesma maneira, Miriam e Arão, irmãos de Moisés, o repreendem por ter Moisés se casado, com uma mulher de um outro povo, sendo que a Lei de que as pessoas só poderiam se casar com pessoas do próprio povo, foi dada por intermédio do próprio Moisés, que as recebera de Deus.
A questão é que dos Ungidos, quem conhece e vai tratar é Deus. Para Mirian, uma mulher de Deus, mas, uma pessoa comum: A LEPRA. Para Arão, um outro Ungido: O Fim de seu ministério e a MORTE!

Só deve temer maldições quem está debaixo do pecado
“ Como o pássaro que foge, como a andorinha no seu vôo, assim, a maldição sem causa não se cumpre.” (Provérbios 26:2 )

Há um fato narrado durante o caminho pelo deserto do povo de Israel para a Terra prometida, quando um rei, contrata um falso profeta (Balaão), para amaldiçoar o povo de Deus. O Próprio Deus, intervém nesta situação mudando na própria boca de Balaão as palavras de maldição. Ele abria a boca para amaldiçoar, e só saiam palavras de bênção.
Uma delas foi: “Não se pode amaldiçoar quem é bendito!”
A, ou UMA Maldição, quando caem num solo fértil para ela, que é o pecado, vão brotar rapidamente, gerando frutos de destuição e morte, que só poderão ser queimados, com a confissão de pecados, o arrependimento e a Autoridade de Deus empregada para que tal maldição possa ser cancelada, e substituída por uma palavra de bênção.

O que fazer com nossa boca?

“ não é o que entra pela boca o que contamina o homem, mas o que sai da boca, isto, sim, contamina o homem.” (Mateus 15:11)

“ Disse comigo mesmo: guardarei os meus caminhos, para não pecar com a língua; porei mordaça à minha boca, enquanto estiver na minha presença o ímpio.” (Salmos 39:1)

“ Então, Jó respondeu ao SENHOR e disse:  Sou indigno; que te responderia eu? Ponho a mão na minha boca.  Uma vez falei e não replicarei, aliás, duas vezes, porém não prosseguirei.” (Jó 40:3-5)

RECONHECER OS ERROS: 
“ Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.  Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia.  Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás.  Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem.” (Jó 42:2-5)

O QUE O SENHOR ESPERA DE NÓS
(Faremos e obedeceremos – Uma só boca “voz”)

“ Veio, pois, Moisés e referiu ao povo todas as palavras do SENHOR e todos os estatutos; então, todo o povo respondeu a uma voz e disse: Tudo o que falou o SENHOR faremos e obedeceremos.” (Êxodo 24:3)

“ Portanto, assim diz o SENHOR: Se tu te arrependeres, eu te farei voltar e estarás diante de mim; se apartares o precioso do vil, serás a minha boca; e eles se tornarão a ti, mas tu não passarás para o lado deles.” (Jr. 15:19)

Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder.  Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo;  porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.  Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis.  Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça.  Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz;  embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno.  Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;” (Efésios 6:10-17)

Paulo de Tarso,
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário