quarta-feira, 25 de maio de 2011

Série Saúde - Saúde Física

“Acaso não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (I Cor. 6: 19 e 20)

Quem de nós pode entender a dimensão desta palavra?
Às vezes queremos e buscamos ser tão espirituais e nos esquecemos que nosso corpo também pertence a Deus, que precisamos cuidar e valorizá-lo.
É tão verdade que nosso corpo é do Senhor, que é uma das áreas que o diabo mais ataca, não é ?!
Te pergunto, alguém que tem um quadro depressivo, sente o que?
Cansaço no corpo físico, vontade de deitar e não se levantar.
Quando estamos atarefados e sobrecarregados logo comentamos: “queria deitar e dormir o dia todo, não aguento mais...”
É uma luta constante, às vezes nosso corpo se encontra tão cansado que não temos ânimo para ir a Igreja, vamos ao trabalho, escola, por dever, mas dormimos no culto, durante a aula e por aí vai..
Quando nosso corpo se encontra assim não recebemos tudo que Deus tem para nós, deixamos de ouvir o culto com entendimento, pois o cansaço nos toma, perdemos a aula e a oportunidade de um novo aprendizado, pois estamos lá só de corpo presente, deixamos de ser um profissional além das expectativas, pois a exaustão nos toma e tudo que queremos é que as horas passem logo pois precisamos nos deitar. Isso tem sido roubo do diabo em nossas vidas, precisamos dar um basta em tudo isso.
Não existe nada melhor que acordarmos dispostos!! Sair da cama abrir a janela, quer esteja sol ou chovendo, erguer os braços bem alto, “se alongar” ao máximo e dar “bom dia Deus”!!! Obrigado por mais este dia abençoado, dobrar os joelhos e dizer “cuida de mim neste dia, que tudo que eu faça, seja pra Glória e Honra do Teu nome”, sair de casa pra comprar o pão (ou o que quer que seja) e ir a pé, caminhar ao menos 15 minutos, mas andar e Glorificar a Deus no caminho, Adorá-lo na rua, dar “bom dia e sorrir” pra quem passa ao nosso lado; assim nos sentiremos melhores e dispostos.
O sorriso faz bem pra alma, se alimentar corretamente faz bem pro corpo e garante disposição.

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus, que sois vós, é santo”. (I Cor. 3: 16 e 17)

O Senhor repete esta palavra, de fato Ele quer que entendamos o valor que nosso “corpo” tem pra Deus.
Ele nos alerta, que não podemos destruir nosso corpo, e como destruímos nosso corpo?
Alimentando-se mal, esquecendo que temos um coração pra cuidar; dormindo pouco ou demais, isso afeta diretamento nosso físico.
(O que dorme pouco não deixa que os musculos descansem, o que dorme demais, não permite que o corpo gaste energia necessaria).
“Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus”. (I Cor. 10:31)
Avaliemos se temos bebido, comido, se exercitado e dormido para Glória de Deus, pois somos Templo do Espírito Santo.
O Senhor precisa do nosso corpo físico bem disposto, pois temos muito trabalho a fazer, o tempo é curto!
Que possamos ser como está escrito, correr sem cansar, caminhar sem parar, sejamos sempre dispostos!
“... subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não se fatigarão”.(Is. 40:31)
A boa saúde física, não está em sermos magrinhos ou gordinhos, a boa saúde esta na boa disposição em sermos melhores, nos esforçarmos para uma atividade física, uma boa alimentação, isto tudo edifica nossas vidas, desafia nosso proprio corpo a ir além, quando descobrimos que somos capazes o Espírito Santo se alegra, pois estamos deixando o Templo melhor para Ele habitar em nós.

Curiosidades:
Matéria sobre o sono.
www.imagemdailha.com.br/noticias_detalhes.php?id=557&cat=4


Soraia Bueno Brandão, Corpo Pastoral
Igreja Apostólica Betlehem

Nenhum comentário:

Postar um comentário