quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Série: Poder de Deus - "Fé e Autoridade"



“Tendo Jesus entrado em Cafarnaum, chegou-se a ele um centurião que lhe rogava, dizendo: Senhor, o meu criado jaz em casa paralítico, e horrivelmente atormentado. Respondeu-lhe Jesus: Eu irei, e o curarei. O centurião, porém, replicou-lhe: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado; mas somente dize uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sujeito à autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu servo: Faze isto, e ele o faz. Jesus, ouvindo isso, admirou-se, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que a ninguém encontrei em Israel com tamanha fé. Também vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e reclinar-se-ão à mesa de Abraão, Isaque e Jacó, no reino dos céus; mas os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá choro e ranger de dentes. Então disse Jesus ao centurião: Vai-te, e te seja feito assim como creste. E naquela mesma hora o seu criado sarou.” (Mateus 8:5-13)


Neste texto vemos um homem se aproximar de Jesus, e pedir para que Ele cure um dos seus criados. Podemos refletir nesta passagem dois aspectos:
1. Não se tratava de um homem comum, era um Capitão de guerra que comandava cerca de 100 homens naquela época. E com certeza, sabia o que era comandar, e como nos mostra o texto, tinha literalmente o conceito de autoridade, pois exercia isso, tanto com seus subordinados, quanto com seus superiores.
2. Era um homem que ouviu falar de Jesus e dos milagres que Ele realizava, e foi ao Seu encontro na certeza de que o seu criado seria curado apenas por uma palavra lançada. Isso demonstra que este homem tinha algo, que causou admiração de Jesus, ele tinha muita fé.

Analisando estes dois aspectos, e trazendo para a nossa realidade, fico literalmente incomodado e me pergunto, será que estou pronto para ter um lugar a mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino, como nos diz o texto no verso 11? Digo isso, porque Jesus trata nesta história de duas coisas que entendo serem pilares essenciais para nosso relacionamento e amadurecimento com o Pai, ou seja, Fé e autoridade.
“Fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a certeza das coisas que não se vêm”( Hb11:1), e alguém só pode esperar algo de fato, se o LASTRO para esta espera é JESUS, e a Sua Palavra, como está escrito: “.... Jesus, autor e consumador da nossa fé,... (Heb 12:2). Foi exatamente o que este centurião fez, ele sem ver creu que seu criado estaria curado, antes mesmo de Jesus orar ou ir até ele, porque ele estava diante do Autor e Consumador, e a Palavra de Jesus foi liberada. Esta situação me faz lembrar de outra passagem em João 11, quando Jesus vai até Betânia ver Marta e Maria, e ressuscita Lázaro após 4 dias sepultado. Mas o que quero chamar atenção, é para a oração de Jesus. Você se lembra do pedido de Jesus após terem removido a pedra onde estava sepultado Lázaro? Está no verso 41(b) “Pai, graças te dou porque me ouviste.” Depois Jesus dá a ordem para Lázaro sair, ou seja, Jesus agradece antes de acontecer, isso é Fé!

“Jesus é o nosso modelo, e o centurião O agrada exatamente por isso, antes de ver a cura o centurião crê, por causa da Palavra que Jesus libera!
Meditando agora sobre o segundo aspecto, aprendo com o texto, que o Nosso Rei respeita e se agrada de quem entende um princípio que vem do Reino: Autoridade! O centurião diz a Jesus que não precisava que Ele fosse até sua casa, bastava uma ordem, e seu criado estaria curado. Este homem entendia e sabia o que era uma ordem lançada da boca de uma autoridade. Usou o exemplo pessoal, de ordens dadas por ele, e em seu discurso ele diz: “Pois também eu sou homem sujeito à autoridade...” Isso agrada profundamente Jesus, que no final diz que nunca havia visto nem em Israel fé como esta.
No entendimento prático de sua vida, aquele homem entendeu o que Jesus mesmo depois de se entregar à morte e de ter ressurgido ainda espera que nós entendamos: “assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.” (Isa 55:11). Toda a Palavra de Deus é Verdade, e a fé vêm por Ouvir a Palavra do Nosso Deus. Saber o que vai acontecer, porque Deus disse que vai acontecer e nos posicionarmos segundo esta Palavra, é TUDO O QUE JESUS ESPERA DE NÓS, e foi esta posição de SUBMISSÃO ante a Palavra de Autoridade que O Mestre admirou tanto naquele homem.

Pudemos aprender mais um pouco do caráter de Jesus. Sabemos que a fé sem obras é morta, e o centurião mostra claramente que mesmo tendo fé, ele entra debaixo de um princípio de autoridade, que o habilita ser atendido no seu pedido pelo Pai na hora, que lindo isso!
Outra coisa que aprendemos, é que Fé pode ser cada vez mais desenvolvida e acrescentada, basta para isso uma busca individual, através da palavra de Deus!
Agora, o conceito de autoridade é princípio, e a isto precisamos nos submeter, aprender a obedecer, pois Deus não negocia princípios. Por isso, precisamos rever como anda a nossa fé. Será que temos crido a ponto de agradecermos antes de acontecer? E a nossa submissão às autoridades, como está? Estamos mesmo dispostos a nos submeter?



Não se esqueça: Fé é dom de Deus. Autoridade é princípio.
Dons = pedimos, buscamos e recebemos
Princípios= nos submetemos



Jesus, o autor e consumador da nossa fé, é o Exemplo de submissão e por isso de autoridade!
“Amo a palavra do Senhor, ela nos ensina confrontando”...

Pr. Kadu Marciano
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário