quarta-feira, 30 de junho de 2010

Série Lei e Graça - "Amar e orar pelos inimigos"


“Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai que está nos céus; porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons, e faz chover sobre justos e injustos. Pois, se amardes aos que vos amam, que recompensa tereis? não fazem os publicanos também o mesmo?E, se saudardes somente os vossos irmãos, que fazeis demais? não fazem os gentios também o mesmo? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial.” (Mateus 5:43-48)

Por alguns meses temos nos debruçado sobre a vida que Jesus nos ensinou a viver. As bem-aventuranças (o ser feliz), parece ser algo tão distante no nosso dia-a-dia ainda. Diferente de hábitos como escovar os dentes, jogar lixo em uma lixeira, dizer obrigado, por favor, me desculpe, que desde nossa infância nos foram encucados, ser humilde, manso, pobre de espírito, estar habituados às perseguições e às injustiças, ao choro e à fome, ainda são hábitos, que confrontam nosso velho homem, e nossa maneira de viver segundo um padrão humano, para experimentarmos um padrão celestial. Dizemos que vivemos na Graça, porém não agimos naturalmente segundo estes preceitos de Jesus, porque a nossa natureza humana ainda é vingativa, e tendenciosa, e nós precisamos mais e mais crer que nascemos de novo.
Se de fato nascemos de novo, uma nova natureza nos foi dada, e aprender a viver esta vida e ser Feliz, como Jesus nos assegurou, deve nos trazer alegria e prazer em conhecer e aplicar cada uma de suas palavras em nossas vidas. Porque Ele mandou e isso é uma ordem? Não, porque nascemos para O Pai, em Cristo, e essa é a nossa vida. Esta deverá ser a nossa vida, se permitirmos que O Espírito Santo nos guie, e se nos aplicarmos a conhecer e prosseguirmos em conhecer O Nosso Deus através de Jesus Cristo, A Palavra Revelada.
Hoje em nosso encerramento falaremos de Amor, e não é do tipo de Amor natural, é do tipo de Amor de uma Nova Natureza... Amor e Orar por nossos inimigos e por aqueles que nos perseguem... Este é O Amor de Cristo, e precisamos nos ater às últimas Palavras de Jesus neste texto, quando Ele fala sobre PERFEIÇÃO!
Não é possível desconectar as duas coisas, porque Jesus está falando da mesma coisa: Para se tornar filhos do Nosso Pai Celestial e para sermos perfeitos, assim como O Nosso Pai Celestial é perfeito... É preciso AMAR, como nosso Pai Celestial nos amou e nos ama – SEM CONDIÇÕES, SEM RESTRIÇÕES, SEM RESERVAS, SEM SENÕES, SEM MEDO, SEM MEMÓRIA, SEM PRÉ-CONCEITOS, SEM PÉS-ATRÁS... AMAR, pois O Nosso Deus é Amor.
Quando semanalmente somos abençoados e ouvimos: “Anda Diante do Senhor e sê perfeito” – É sobre isso que Deus está querendo tratar conosco.
Esta Palavra de Jesus nos leva à essência da Lei do Amor, e por ser um mandamento, assim como este existem outros na palavra dos quais não precisamos orar, pedir discernimento, buscar na concordância bíblica, pedir revelação, pois o ensinamento é explícito. Basta tão somente olharmos e seguirmos o Modelo. Jesus Cristo foi, é e sempre será nosso exemplo, nosso modelo de atitudes que devemos tomar em meio a circunstâncias tão difíceis pra nós, como amar nossos inimigos. Se Jesus nos diz que é possível amarmos assim, se Ele diz que podemos, é porque podemos. Basta olharmos pra Ele e O seguirmos e tudo ficará claro, pois Nele este amor, esta verdade se cumpriu, Ele amou os inimigos.
Nossas atitudes de perdão e oração para com aqueles que nos ofenderam, não deve ser algo pesado, mas se assim tem sido, Jesus não têm sido nosso modelo. Nós não fomos traídos por algumas moedas, como fizeram com Jesus, no entanto Ele chamou seus inimigos de irmãos.
Outro exemplo foi na cruz em meio a dois ladrões. Jesus vive de forma intensa o que pregou durante todo o seu ministério aqui na terra. Ele olhou para aqueles que blasfemaram, que o pregaram na cruz, que sortearam suas roupas, que cuspiram em seu rosto, que o esbofetearam e diz: “Pai perdoa-os eles não sabem o que fazem.”
O nosso grande erro é acharmos que a nossa dor é sempre maior que a dos outros. Por isso remoemos e remoemos situações até “achar” um jeito em dar o troco, falar uma palavra mais agressiva e ofensiva do que a que recebemos. Passamos noites em claro, e dias inteiros maquinando e tramando estratégias contra quem nos ofendeu, e o que se torna pior, é que tramamos vingança contra filhos de Deus (filhos como você e eu criados à Imagem e Semelhança de Deus).


Hoje, mais do que nunca é hora de olharmos para a perfeição do Modelo, pedirmos ajuda para o Espírito Santo e seguirmos nossa carreira, deixando a luz de Jesus brilhar em nós para que o mundo veja, e creia que Ele é O Filho de Deus e O sigam também.
Não deixe o sol se por sobre sua ira, ore e perdoe! NÃO PODEMOS DEIXAR DE PERDOAR AQUELES A QUEM JESUS JÁ PERDOU.
“Exorto, pois, antes de tudo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens, pelos reis, e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e sossegada, em toda a piedade e honestidade.” (I Tim 2:1-2)

“Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça. Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.” (Romanos 12:20-21)


Podemos orar neste instante assim: Amado Jesus, sei que posso aprender através de sua atitude, a soberana lição do perdão e do amor, então Senhor que eu possa no seu nome Santo, amar e perdoar a cada pessoa que me ofendeu que me ofende e que ainda me ofenderá que eu os ame e os ensine o caminho do amor e do perdão. Amém.


PASTORA DARLENE
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário