quinta-feira, 13 de maio de 2010

Série Manifestação do Reino de Deus -"Sal da Terra e Luz do Mundo"

“Vós sois o sal da terra; ora, se o sal vier a ser insípido,como lhe restaurar o sabor? Para nada mais presta senão para, lançado fora, ser pisado pelos homens.”
“Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa.” (Mt 5:13-15)



Jesus após escolher seus discípulos, homens comuns, naturais, como eu e você, passou a ensinar-lhes as coisas do reino trazido por Ele, e ao qual estavam sendo introduzidos: o Reino dos Céus!
Jesus passa a mostrar que as coisas neste reino são bem diferentes do reino a que eles pertenciam até agora. As coisas que demonstram fraqueza, derrota e por isso são desprezadas pelos homens naturais, neste Reino são valores essenciais e sem os quais não se pode entrar ou permanecer nele.
Da mesma forma Jesus faz conosco quando nos chama a segui-Lo: Ele passa a nos ensinar como deverão ser nossas atitudes, reações, comportamento, diante das pessoas, das diversas situações que enfrentaremos no nosso dia-a-dia, mas Jesus tem tempo e não desiste até que tenhamos aprendido de fato!

Agora, Jesus faz alusão a coisas que percebemos serem tão importantes: sal e luz, referindo-se a nós. O sal tem uma finalidade: salgar. Salgar para temperar, para conservar, e até para curar. Mas se não salgar não presta pra mais nada!
Não tem como dar outro destino ou outra finalidade ao sal.
Quando alguém pega um punhado de sal e o lança sobre algo, espera que este cumpra sua “missão”, que é salgar.

Assim também, alguém que constrói uma casa num lugar alto, não espera que ela passe despercebida, ao contrário que seja vista por todos, até os que estão mais longe. E, igualmente a luz é colocada num lugar alto e de destaque, afim de que cumpra o propósito para o qual está destinada: clarear onde antes havia trevas, escuridão.
Jesus não poderia ser mais claro revelando a forma como devemos nos relacionar com este mundo. Quando manifestamos o Reino de Deus, estamos revelando Deus e sua natureza aos homens. O mundo observa nossas atitudes que confirmam ou não o que pregamos. Hoje mais uma vez, estamos ouvindo Jesus nos chamando a assumir responsabilidade no Reino.

Rosilene Cyrino Nunes
IGREJA APOSTÓLICA BETLEHEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário